Aberto o VIII Seminário de Formação Continuada para Gestores da URI

URI FW
Imagem Notícia

José Adelar Ody - Assessoria da Reitoria URI
21/07/2016

Na abertura do VIII Seminário de Formação Continuada para Gestores da URI que se realiza nesta quinta-feira e sexta-feira (21 e 22) na URI Frederico Westphalen, o reitor Luiz Mario Silveira Spinelli, falou sobre o “Processo de Recredenciamento da URI: Consolidação da Identidade Comunitária”, que deverá ocorrer, possivelmente em 2017.


O reitor também fez uma abordagem sobre o cenário regional do Ensino Superior. Segundo o reitor, “as instituições comunitárias de ensino superior tem sido diretamente atingidas pela expansão da rede federal e pelo aumento no número de instituições privadas com fins lucrativos”, destacando a Lei 12.881 de 2013 sobre o reconhecimento oficial das Universidades Comunitárias, confirmando seu caráter de instituições não lucrativas e pertencentes à sociedade civil, como é o caso da URI.

 

Comunitárias exigidas

Considerando este cenário o reitor observou que “ele vem exigindo que as instituições comunitárias repensem sua atuação, buscando adotar uma postura no que compete à sua gestão estratégica, com maior preocupação acerca dos resultados de avaliações externas, dos investimentos em ensino, pesquisa e extensão, bem como do esforço coletivo para a reafirmação da missão da Universidade”.


Luiz Mario Spinelli falou ainda sobre investimentos em pesquisa e extensão feitas pela URI, bem como sobre as características da avaliação institucional externa. Ele disse que esta é uma oportunidade para reconhecer e refletir sobre suas potencialidades e fragilidades; rever e reestruturar as ações institucionais; reorganizar a oferta dos cursos de graduação e pós-graduação e aprimorar e dar visibilidade às ações de responsabilidade social.


 

Atenção aos mínimos detalhes

 

Internamente na Universidade ocorrem ações como a “Formação do GTR – 2014 (Grupo de Trabalho para o Recredenciamento - 2014) – a quem recaiu uma intensa agenda de trabalho tratando dos mínimos detalhes visando ao recredenciamento.

Segundo o reitor a “objetividade e a racionalidade norteiam a coleta e sistematização de dados e informações sobre nossa instituição, seus cursos e demais atividades por ela desenvolvidas”. Luiz Mario Spinelli, concitando a união de todos lembrou uma frase de Michael Jordan, que pode ser também adaptada às atividades da URI: “o talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”.



A diretora geral da URI Frederico Westphalen, Silvia Regina Canan, abriu o evento a todos afirmando que “temos de aproveitar esses dois dias para todos pensarmos o melhor para a URI, reforçando a trajetória da Universidade em todos os Campus".

 

Programação diversificada

 

Após os pronunciamentos oficiais iniciou uma programação diversificada com palestra, momentos culturais e exibição de vídeos institucionais. O Dr. Luiz Roberto Liza Curi, do Conselho Nacional de Educação, falou sob

Confira as imagens: