Acadêmica de Direito publica artigo em conceituada revista da área

Sabrina Boton Trentin é bolsista do NITT

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI
17/02/2014

A acadêmica do V semestre do curso de Direito e bolsista do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NITT) da URI-Câmpus de Frederico Westphalen, Sabrina Boton Trentin, publicou um artigo na conceituada Revista Borges, periódico eletrônico das Faculdades Borges de Mendonça com foco em Estudos Contemporâneos em Ciências Sociais Aplicadas. O artigo, intitulado “A propriedade intelectual na Universidade”, é de co-autoria da professora Liliana Locatelli.



O presente artigo tem como questão principal a relação entre universidade e propriedade intelectual, buscando compreender a relevância da proteção jurídica e gestão da propriedade intelectual pela Universidade, mostrando-se como sistema de inovação que resulta em várias formas de potencialidades. O trabalho buscou analisar a relação entre Universidade e propriedade intelectual, observando a relevância das pesquisas universitárias nos avanços científicos e tecnológicos.

Como bolsista do NIIT, a acadêmica de Direito lança mão da pesquisa documental, bibliográfica, da literatura jurídica e legislação para compreender a relevância do meio universitário como um espaço gerador de inovação que deve ser regulado a fim de protegermos os resultados das pesquisas desenvolvidas.” Além de identificar o papel dos NITTs na gestão e proteção do capital intelectual; estudar os direitos autorais, principal ativo intelectual produzido na URI, bem como os possíveis conflitos jurídicos advindos da sua utilização indevida. Por fim, despertar o interesse dos acadêmicos para a pesquisa voltada à propriedade intelectual”, afirmou a autora do artigo.

Saiba mais sobre a Revista Borges

Com periodicidade semestral, é direcionada a docentes, graduandos e pós-graduandos que desejam socializar novos saberes, frutos de investigações inéditas. Voltada ao debate multidisciplinar, referente a processos organizacionais de gestão empresarial nas áreas de Administração, Economia, Contabilidade, Psicologia, Comunicação, Sociologia e Direito, a revista visa ao incentivo da produção de conhecimento no âmbito acadêmico, por meio da pesquisa.

Além disso, dedica-se à difusão e intensificação de novas reflexões e discussões críticas, alicerçadas pelos seguintes temas: Gestão empresarial contemporânea, Estudos da comunicação, Relações do trabalho e Recursos humanos.


Acesse AQUI o artigo da aluna da URI.
Santa Catarina, Florianópolis. ISSN 2179-4308

Confira as imagens: