Acadêmica de Engenharia Civil da URI/FW é destaque em programa de estágio

URI FW
Imagem Notícia

João Victor Gobbi Cassol
10/12/2020

Com uma formação voltada para incentivar e preparar os estudantes a ingressarem no mercado de trabalho ainda durante a graduação, o curso de Engenharia Civil da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, é destaque em empregabilidade e empreendedorismo na região

 

Recentemente, uma das acadêmicas do curso,  Vanessa Telles Ludke, foi premiada como estagiária destaque na empresa Bruning Tecnometal em 2020. A destacada atuação da estudante fez com que Vanessa fosse contratada pela empresa.

 

– O sentimento é de gratidão. O reconhecimento foi resultado da dedicação ao longo de todo o período de estágio. Em um ano tão atípico como 2020, conseguir me desenvolver em uma área totalmente nova, a indústria, ainda do porte da Bruning Tecnometal, foi sem dúvidas um grande desafio. Estou muito feliz pelo reconhecimento, a sensação é de dever cumprido –, relata a estudante da URI/FW.

 

De acordo com Vanessa, a estrutura do curso de Engenharia Civil capacitou ela para trabalhar em diversas áreas do ramo.

 

– O curso de Engenharia Civil da URI/FW foi a base de todo o meu conhecimento. Durante esses cinco anos de graduação, consegui instigar caracterísicas que agora, no programa de estágio, tive a oportundiade de aprimorá-las. O curso forma profissionais generalistas, que conseguem se adaptar e se desenvolver em muitas áreas. A maior prova disso é o meu desenvolvimento. Mesmo sendo acadêmica de Engenharia Civil, consegui obter um bom desempenho no setor de planejamento da produção da inústria metal-mecânica. É importante frisar o apoio fornecido pelos professores do curso, que são nossos maiores incentivadores e os mais preocupados com o nosso bom desempneho no mercado de trabalho –, destaca Vanessa.

 

De acordo com o coordenador do curso, professor Jean Ricardo Favaretto, graças a aplicação de instrumentos como seminários, congressos, mesas redondas, simpósios, grupos de estudo e feiras industriais é possível dizer que os resultados de empregabilidade do curso de Engenharia Civil da URI/FW estão sendo plenos. "Mesmo diante das atuais circunstâncias, estamos concluindo o semestre com a grande maioria dos estudantes contratados, demonstrando assim, que a universidade e o curso de Engenharia Civil estão dando condições para o crescimento profissional”, afirma.

 

Parceira da URI/FW, a Bruning é uma das empresas que há anos trabalha com acadêmicos da universidade, conforme a Analista de Recursos Humanos e responsável pelo Programa de Estágio da empresa, Giulia Bonaccorsi. “A Bruning tem uma forte relação com as universidades da região, porque realmente a gente consegue trazer muita inovação. Os acadêmicos estão antenados às novas práticas e a URI/FW sempre foi muita parceira da Bruning em vários sentidos”, aponta.

 

Segundo Giulia, a acadêmica Vanessa apresentou comportamento exemplar durante o estágio na empresa, o que levou à efetivação.

 

Hoje em dia se fala se soft skills, competências comportamentais, é isso que é levado em conta. A Vanessa foi um exemplo de proatividade. Ela trabalhava na área de planejamento e controle de produção, e ela é acadêmica da Engenharia Civil. Então muita coisa da indústria ela não conhecia,

Confira as imagens: