Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Acadêmica e professores da URI têm trabalho de pesquisa publicado em revista Qualis B1

A egressa do Curso de Farmácia da URI, Delsi Altenhofen e os professores Carlos Eduardo Blanco Linares (Farmácia/URI) e Sandro Rogério Giacomelli (Química/URI), juntamente com os professores Sydney Hartz Alves, Vera Maria Morsch e Maria Rosa Chitolina Schetinger da Universidade Federal de Santa Maria, publicaram na conceituada revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, o artigo “Fluconazole and amphotericin-B resistance are associated with increased catalase and superoxide dismutase activity in Candida albicans and Candida dubliniensis".
Neste trabalho, estão contidas informações sobre o efeito da anfotericina B e fluconazol no desenvolvimento de mecanismos de resistência secundária aos referidos fármacos. Este conhecimento contribui para o entendimento da resistência fúngica, que causa elevada morbidade e mortalidade em pacientes imunossuprimidos e imunodeprimidos.
A publicação em periódicos como a Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical que possui Qualis B1 pela classificação da CAPES, ressalta a qualidade das pesquisas que vem sendo desenvolvidas na URI, em parceria com outras instituições, na área da química e farmácia. "Trabalhos desenvolvidos em nível internacional não são somente uma questão de status para uma Universidade, mas uma contribuição científica e tecnológica para a melhoria das condições de vida no planeta", destacou o professor Sandro Giacomelli.
A íntegra desse artigo pode ser acessada no site http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S003786822013000600752&script=sci_arttext (Rev. Soc. Bras. Med. Trop. 46(6):752-758, Nov-Dec, 2013).