Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Acadêmica que realizará intercâmbio fala sobre as etapas para esta conquista

A acadêmica do 7º semestre de Química Industrial da URI – FW, Tatiana Zanette, embarca no próximo dia 22 para os Estados Unidos. A aluna ficará por um ano e quatro meses estudando na State University of New York at Albany.
Tatiana, que realizará o intercâmbio através do programa Ciência sem Fronteiras foi convidada a realizar uma fala aos demais acadêmicos do curso, na última semana, a fim de explicar o procedimento se conseguir o intercâmbio, como a seleção interna, prova de proficiência, avaliação de histórico escolar, etc.
A acadêmica orienta: quem deseja fazer um intercâmbio, deve se esforçar para ter um bom desempenho acadêmico, conhecer a língua do país de destino, ter tido uma boa média também no Enem, além da participação em projetos de pesquisa.
“Tendo esses pré-requisitos, só resta ter paciência pra aguardar o resultado e organizar a documentação solicitada. E se não der certo na primeira, persistência, há muitas bolsas de intercâmbio disponíveis atualmente, de vários programas além do CSF”, afirmou.
A acadêmica ainda falou sobre as suas expectativas em relação ao novo país: “Aprimorar o meu inglês, adquirir um extremo enriquecimento cultural devido ao convívio com pessoas de diferentes locais, estilos de vida, opiniões e comportamento. Todas essas possibilidades são oferecidas por um país multicultural como os Estados Unidos que reúne pessoas de todos os cantos do mundo. Além disso, o conhecimento acadêmico, que vai ser de grande importância pra minha vida e pro meu currículo, pois, o país é referência mundial em relação à inovação, tecnologia de ponta e desenvolvimento científico, proporcionando as melhores oportunidades de aprendizado na minha área de estudo”, destacou Tatiana, que ainda pretende viajar e conhecer outros locais.