Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
 - Biblioteca
 - Cartilhas
 - Comissão Própria de Avaliação
 - Conheça o Câmpus
 - Contato
 - Departamentos
 - Direção
 - Editora
 - Enade
 - Entidade Filantrópica
 - Manual de Formaturas
 - Reitoria
 - Recursos Humanos
 - Secretaria Geral
 - Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
 - Calendário e Manual Acadêmico
 - Administração
 - Agronomia
 - Arquitetura e Urbanismo
 - Biomedicina
 - Ciências Biológicas Bacharel
 - Ciências Contábeis
 - Direito
 - Enfermagem
 - Engenharia Civil
 - Farmácia
 - Fisioterapia
 - Pedagogia
 - Psicologia
 - Química Industrial
 - Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
 - Terapia Ocupacional
 - Cursos Lato Sensu Presenciais
 - Cursos Lato Sensu a Distância
 - Mestrado e Doutorado
 
Acadêmicas da URI retornam do intercâmbio em Portugal
        
O semestre iniciará de uma forma especial para duas acadêmicas da URI, que terão muitos relatos para socializar com os colegas, compartilhando um dos melhores momentos das suas vidas: o intercâmbio. Alessandra Riboli e Zamara Ritter Balestrin, acadêmicas do X semestre do curso de Direito e VIII semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, respectivamente, acabam de retornar de uma temporada na Europa, mais precisamente em Portugal.
Durante seis meses, estudaram na Universidade de Coimbra, em Coimbra – Portugal, uma das mais instituições mais tradicionais do mundo.
Saiba como foi essa experiência na vida pessoal e profissional das duas acadêmicas:
Alessandra Riboli
X semestre - Direito
	
“Tive a oportunidade de estudar um semestre de minha graduação em direito na Universidade de Coimbra, uma das mais tradicionais do mundo na área do direito. O intercâmbio possibilitou, além da ampliação de meus conhecimentos jurídicos, um ganho pessoal imensurável. Na própria universidade pude compartilhar informações e conhecimentos com pessoas de inúmeros países, o que oportunizou um enriquecimento cultural. Acima de tudo, essa experiência abriu novos horizontes, me mostrou novas possibilidades e motivou a ir em busca da realização de meus sonhos.
	
	
	
	
Gostaria de fazer um agradecimento especial a URI, que através do convênio com a Universidade de Coimbra me possibilitou a realização dessa experiência única. Da mesma forma, ao professor Giovani Palma Bastos, Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, que sempre disposto, me auxiliou quando necessitei. Ao curso de direito, professores e coordenação, pelo apoio e incentivo. Ademais, gostaria de agradecer aos meus familiares e amigos, que sempre me motivaram e que apesar de estarem longe, torceram por mim e acompanharam minhas conquistas.”
	
	
Zamara Ritter Balestrin
	VIII semestre - Arquitetura e Urbanismo 
	
	
	
	
	
“Acho que a palavra que mais caracteriza a experiência do intercâmbio é Oportunidade. Durante este período, tive a oportunidade de conhecer lugares, monumentos e edifício que havia estudado e visto apenas em fotos e livros no início da faculdade; tive a oportunidade de viver e entender a organização social de uma cultura diferente da nossa, e a maneira como isso se reflete diretamente na Ar