Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Acadêmicas de Farmácia visitam laboratórios de pesquisas
As acadêmicas do curso de Farmácia, Tauana Zemiani, Bolsista de Iniciação Científica PIIC/URI, e Flávia Giombelli, Bolsista de Iniciação Científica voluntária, visitaram dois laboratórios de pesquisas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.
A estada na capital do RS se deu entre os dias 29 de janeiro e 02 de fevereiro.
A ida aos estabelecimentos está relacionada à pesquisa que as alunas estão desenvolvendo na área de Química Medicinal. Até o momento, o trabalho já rendeu às estudantes a obtenção de compostos com vistas para teste frente ao vírus HIV.
Na UFRGS as alunas acompanharam o trabalho do grupo de pesquisa do Laboratório de Fitoquímica e Síntese Orgânica, no curso de Farmácia. Elas também realizaram a análise de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) dos compostos no Instituto de Química. A visita na UFRGS foi acompanhada pela egressa do curso de Farmácia da URI/FW, Denise Diedrich, que está fazendo o curso de Doutorado em Ciências Farmacêuticas.
Na PUCRS, as acadêmicas acompanharam experimentos no Laboratório de Imunologia Clínica e Experimental, liderado pela professora Dr.ª Ana Duarte. O grupo tem trabalhado com ensaios biológicos utilizando diferentes espécies virais.
Segundo, Tauana “a visita foi uma grande oportunidade de conhecer como ocorre o funcionamento do equipamento RMN e outras atividades que ainda não tinha tido contato.” Flávia acrescentou: “foi ótimo, pois ampliou a minha visão em relação ao trabalho de outros grupos pesquisas.”
Atividades como estas são importantes para incentivar os nossos alunos a continuarem seus estudos no nível de pós-graduação.