Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Acadêmicos de Agronomia transformam propriedade rural em sala de aula
Evento realizado em Boa Vista das Missões uniu disciplinas em uma prática diferenciada
A propriedade da família da acadêmica Mylena Amaral foi palco de um dia especial de aprendizado para os alunos do sexto semestre do curso de Agronomia da URI/FW. No dia 8 de novembro, o espaço deixou de ser apenas uma unidade de produção para se transformar em uma imensa sala de aula a céu aberto, recebendo uma aula interdisciplinar que integrou oito componentes curriculares do curso.
A iniciativa buscou romper as barreiras entre as disciplinas, permitindo que os estudantes aplicassem, na prática e de forma integrada, os conhecimentos teóricos adquiridos em sala. O foco foi a realidade produtiva da propriedade, que possui uma criação de suínos e utiliza o sistema de fertirrigação.
O conhecimento integrado com a prática envolveu as disciplinas: Avicultura, com o professor Sandro Paixão; Cartografia, Irrigação e Drenagem Agrícola e Uso de Resíduos Agrícolas, com o docente Gustavo Pesini; Extensão e Sociologia Rural, com o coordenador do curso Gelson Pelegrini; Mercados Agropecuários, com o professor Luiz Pedro Hillesheim; Projeto Profissional Integrador, e Uso, Manejo e Conservação do Solo, com o docente Lucas Aquino Alves.
Para Pelegrini a atividade cumpriu um papel fundamental na formação dos futuros engenheiros agrônomos. "A experiência foi considerada um sucesso, promovendo não apenas a consolidação do aprendizado, mas também uma maior integração entre alunos, professores e a comunidade rural, fortalecendo o elo entre a academia e o setor produtivo”, frisa o coordenador.