Acadêmicos de Ciências Biológicas têm aula prática de paleontologia

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Imprensa URI/FW
13/05/2019

Foi através de uma viagem de estudos que os acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas da URI realizaram estudos na região central do RS. A saída de campo foi uma abordagem interdisciplinar nas disciplinas de Geologia, Paleontologia, Ecologia e Zoologia. O objetivo principal da atividade foi conhecer na prática os estudos que são expostos ao grupo de forma teórica em sala de aula.


A viagem foi realizada nos dias 05, 06, 07 de maio. A região que os alunos visitaram está localizada na bacia sedimentar, com diversas formações geológicas. É reconhecida internacionalmente como o local provedor dos mais antigos registros de dinossauros e também dos precursores dos primeiros mamíferos que apareceram na Terra.


O local ainda registra importantes fósseis vegetais que mostram que existiu nos últimos 225 milhões de anos uma transformação de espaços abertos, secos e quentes para áreas florestadas quentes e úmidas.


Em dois dias, os alunos visitaram as cidades da Mata, São Pedro do Sul, Santa Maria, São João do Polêsine e o distrito de Vale Vêneto. Conheceram importantes fósseis de grandes predadores que ali viveram, como o Prestosuchus chiniquensis.  O fóssil foi descoberto no Sítio Paleontológico Chiniquá, próximo a cidade de São Pedro do Sul em 1938, pelo paleontólogo Friedrich Von Huene, durante uma viagem ao Brasil.


Os estudantes também tiveram contato com pesquisadores, visitaram museus e entusiastas de estudos paleontológicos.


Para a Coordenadora do curso, professora Rosângela Binotto, “essas expedições são importantes para a formação dos futuros biólogos, que atuarão profissionalmente em áreas amplas e que estão sempre se transformando”.

 

Confira as imagens: