Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Acadêmicos de Ciências Biológicas têm aula prática de paleontologia

Foi através de uma viagem de estudos que os acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas da URI realizaram estudos na região central do RS. A saída de campo foi uma abordagem interdisciplinar nas disciplinas de Geologia, Paleontologia, Ecologia e Zoologia. O objetivo principal da atividade foi conhecer na prática os estudos que são expostos ao grupo de forma teórica em sala de aula.
A viagem foi realizada nos dias 05, 06, 07 de maio. A região que os alunos visitaram está localizada na bacia sedimentar, com diversas formações geológicas. É reconhecida internacionalmente como o local provedor dos mais antigos registros de dinossauros e também dos precursores dos primeiros mamíferos que apareceram na Terra.
O local ainda registra importantes fósseis vegetais que mostram que existiu nos últimos 225 milhões de anos uma transformação de espaços abertos, secos e quentes para áreas florestadas quentes e úmidas.
Em dois dias, os alunos visitaram as cidades da Mata, São Pedro do Sul, Santa Maria, São João do Polêsine e o distrito de Vale Vêneto. Conheceram importantes fósseis de grandes predadores que ali viveram, como o Prestosuchus chiniquensis. O fóssil foi descoberto no Sítio Paleontológico Chiniquá, próximo a cidade de São Pedro do Sul em 1938, pelo paleontólogo Friedrich Von Huene, durante uma viagem ao Brasil.
Os estudantes também tiveram contato com pesquisadores, visitaram museus e entusiastas de estudos paleontológicos.
Para a Coordenadora do curso, professora Rosângela Binotto, “essas expedições são importantes para a formação dos futuros biólogos, que atuarão profissionalmente em áreas amplas e que estão sempre se transformando”.