Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Acadêmicos de Pedagogia apresentam seus Projetos Integradores
As experiências socioprofissionais também fizeram parte da atividade

Os resultados dos trabalhos nas disciplinas de Projeto Integrador II e Experiências Socioprofissionais II, revelando práticas educativas inovadoras e impactantes, foram apresentados pelos acadêmicos do Curso de Pedagogia – PARFOR da URI/FW, no dia 26 de junho. Sob a liderança das professoras Susana Laís Brondani e Claudia Felin Ceruti Kuhnen, os estudantes demonstraram como estão preparados para serem agentes transformadores na educação.
A docente Susana destacou a importância da disciplina de Experiências Socioprofissionais II em desenvolver competências interdisciplinares e científicas, enfatizando a práxis educativa. “Falar de contextos investigativos provoca um novo olhar de que não há um momento específico e único para aprender, e sim, a escola toda precisa ser este contexto rico em possibilidades de pesquisa, descoberta, invenção, materialidades, natureza, desafios motores, acolhimento, relações respeitosas, ambientes provocativos, múltiplas linguagens, etc”, frisa Susana.
Os projetos dos alunos passaram por fases de planejamento, intervenção, documentação pedagógica e relato, culminando em propostas de investigação educacional que permeiam toda a escola como um ambiente de aprendizado contínuo.
Por outro lado, a professora Claudia guiou os acadêmicos na disciplina de Projeto Integrador II, em que foram explorados espaços não formais de educação. Os acadêmicos se envolveram em iniciativas que promovem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mapeando necessidades comunitárias e implementando ações em locais diversos como espaços públicos arborizados e contextos de educação indígena.
Os relatos apresentados no seminário revelaram não apenas o compromisso dos futuros pedagogos com uma educação inclusiva e sustentável, mas também o impacto positivo que suas iniciativas têm sobre as comunidades locais. A jornada acadêmica dos participantes do Curso de Pedagogia – PARFOR não se limita à sala de aula, mas se estende a um compromisso ativo com a transformação social através da educação.
De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, Rosane Ferrari, os professores e estudantes presentes no seminário saíram do evento inspirados e motivados a continuarem promovendo práticas pedagógicas que não apenas ensinam, mas também transformam realidades. “Este evento marca não apenas um momento de celebração acadêmica, mas também um marco na jornada desses futuros profissionais, que estão prontos para enfrentar os desafios do ensino contemporâneo com criatividade, empatia e comprometimento”, finaliza Rosane.