Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Acadêmicos de Química Industrial visitam a Corsan
Metodologia flipped classroom é utilizada na disciplina de Química Ambiental

No dia 26 de agosto, os acadêmicos do 8º semestre do curso de Química Industrial da URI/FW realizaram uma visita técnica na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan de Frederico Westphalen.
Através da metodologia flipped classroom ou sala de aula invertida, os discentes estudaram os processos físicos e químicos adotados no tratamento de água para abastecimento público e viram como funciona esses procedimentos na prática.
A atividade faz parte da disciplina de Química Ambiental I ministrada pela professora Paula Balestrin que busca, além de conhecer o processo de tratamento da água, também trabalhar a importância do uso racional desta e da preservação dos recursos hídricos.
No primeiro momento, em aula, os alunos foram convidados a compreenderem, através de vídeos, legislações e atividades, os processos adotados nas ETAs, tais como etapa de floculação, decantação, filtração, fluoretação, cloração, além das legilações que dispoêm sobre os procedimentos e padrões de qualidade da água para consumo humano.
No segundo momento, os alunos colocaram em prática, no campo profissional, o que aprenderam, através da visita técnica. O acompanhamento da visita a Corsan/FW ficou a cargo da bióloga diplomada da URI/FW Gabriela A. Colombo.
A bióloga explicou o processo desde a captação da água bruta até sua destinação final, sendo possível acompanhar as análises físico-químicas e microbiológicas realizadas, produtos químicos utilizados, bem como a etapa de lavagem do filtro utilizado na etapa de filtração.
De acordo com a professora Paula, “metodologias como estas tornam o aluno protagonista do processo de aprendizado, com autonomia para adquirir novos conhecimentos e habilidades”.
Ressalta, ainda, “que a atuação no campo profissional é uma prática constante no curso, e que esta é de suma importância para que o aluno consiga relacionar teoria com a prática bem como visualizar as diferentes possibilidades de atuação do profissional químico”.