Acadêmicos de Tec. Agropecuária fazem curso de Inseminação

Um grupo de dez acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW, participou de uma atividade prática relacionada à área agropecuária, um curso de Inseminação. A atividade realizada entre os dias 18 e 22 de março, no município de Santo Augusto – RS, contou com a participação dos estudantes Cassiano Peroza Scheeren, Daniel Luiz Bernardi, Igor Bisêlo, Luis Henrique Felippi, Marcelo Antônio Bonatti, Mateus Silva Cornelius, Nadiegi Freo, Nadine Maria de Jesus, Patrícia Marion Natali e Patricia Taís Wolschick.
De acordo com informações o curso de Inseminação é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) través de uma parceria com o Sindicato Rural de Santo Augusto que disponibiliza o local para a realização das aulas práticas e teóricas, o alojamento aos alunos e também a alimentação. O curso é ministrado pelo médico veterinário Paulo Renato Prauchner.
O curso aborda aulas teóricas e práticas, ligadas diretamente aos conteúdos bases da inseminação. Nas aulas teóricas, os acadêmicos aprenderam a importância da inseminação artificial; noções básicas de anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor masculino e feminino; identificação e noções do cio; qualidade, tipos de embalagens e identificação do sêmen; manejo do botijão de sêmen entre outros.
Nas aulas práticas, o grupo de estudantes aplicou o conhecimento teórico através de práticas, como manejo do botijão e descongelamento de sêmen, inseminação em corpo de provas, bem como o manejo e inseminação em animais vivos, realizado em propriedade rural parceira. Para finalizar o Curso os acadêmicos passaram pela prova prática, para obterem o certificado de conclusão do curso.
Para a acadêmica Nadine de Jesus “o curso proporcionou uma semana de muito conhecimento na área de inseminação, e cada um dos acadêmicos pode aprender na prática e levar esse conhecimento para dentro das suas propriedades. Agradecemos o Curso de Tecnologia em agropecuária por nos proporcionar essas oportunidades de crescimento profissional”.
Já o acadêmico Luis Henrique Felippi destaca que “foi um ótimo curso, bem qualificado e proveitoso. O professor tem o objetivo de nos ensinar todo o conteúdo desde a teoria até a prática, não deixando nenhum detalhe de lado. Quando fui fazer o Curso, fui com o objetivo de aprender pelo menos a metade de como funcionava todo o processo de inseminação, e fiquei muito feliz, assim como todos os meus colegas, quando todas as expectativas foram superadas, aprendemos 100% do que foi nos passado, e agora temos um certificado, que podemos utilizar profissionalmente na nossa propriedade”.
Para o Professor Gelson Pelegrini, Coordenador do Curso de Tecnologia em Agropecuária, parcerias como esta, com o Sindicato Rural de Santo Augusto, proporciona aos acadêmicos um aprimoramento que é aplicado diretamente na propriedade de cada um, e que tem objetivo agregar conhecimento que vai além da sala de aula.