Acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo visitam obras residenciais

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI/FW
10/07/2015

Os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da URI visitaram obras residenciais na última semana. A atividade fez parte da disciplina de Projeto de Arquitetura I cujo objetivo é de estudar a organização de espaços residenciais na sua totalidade, considerando os aspectos ambientais, tecnológicos, funcionais e estéticos.
Diante disso, a ideia é proporcionar ao acadêmico o exercício do Processo Projetual para que reconheça, analise e desenvolva um Projeto Arquitetônico de uma Residência.


A metodologia da disciplina prevê o desenvolvimento de aulas expositivas, aulas práticas, trabalhos em grupo, individuais e saída de campo, como foi o caso dessa visita orientada a qual foi acompanhada pela Professora Arquiteta e Urbanista Mauren Giovenardi, autora dos projetos e execução das obras visitadas, e pelas professoras da disciplina Arquitetas e Urbanistas Alessandra Gobbi Santos e Lucimery Dal Medico.


“Visitar a construção de duas residências em andamento teve enorme importância para nós que estamos em nosso primeiro projeto, que consiste em uma residência unifamiliar. Fica difícil desenhar/representar alguma coisa em um partido arquitetônico quando não conhecemos direito o que estamos fazendo. Foi ótimo ver como nossos professores, que também atuam na área, resolveu planta baixa, orientação solar, curvas de níveis, estrutura entre outras problemáticas de um projeto. Agora ficou mais claro entender o terreno, edificação, instalações elétricas e hidrosanitária e as formas de como resolver cada problematização”, afirmou o acadêmico Gustavo Razia Del Paulo.


O estudante Luan Klebers também avaliou a atividade: “A visitação fora de suma importância para a nossa formação e finalização da disciplina de Projeto de Arquitetura I – A, pois pudemos visualizar e entender como funciona a solução de várias problemáticas encontradas na fase projetual e na fase executiva.”
 

Confira as imagens: