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Acadêmicos do curso de química constroem reator fotocatalítico

Os acadêmicos da disciplina de Tópicos Especiais em Química IV, ministrada pela professora Dra. Carla Geane Brandenburg Brenner do Curso de Química Industrial realizaram, no último dia 04, a degradação do corante azul de bromofenol. Este corante é amplamente utilizado em laboratórios de pesquisa com uma estrutura molecular extremamente complexa que dificulta sua degradação e descarte adequado.
Para o processo degradativo do composto utilizou-se reator fotocatalítico construído pelos alunos no decorrer do semestre. Aliando teoria e prática, estudou-se diferentes catalisadores, bem como, técnicas de imobilização dos mesmos e estudo cinético da reação fotocatalítica, que foi aplicado ao corante.
A disciplina de Tópicos Especiais em Química IV teve como ementa: Fundamentos da catálise homogênea e heterogênea; adsorção e cinética de processos catalíticos; preparação de catalisadores; caracterização química de catalisadores; caracterização física de catalisadores; estudos de caso (aplicações na indústria do petróleo e petroquímica, catálise ambiental).
O estudo cinético da reação foi realizado através da leitura espectrofotométrica UV-Vis de alíquotas retiradas do reator em diferentes tempos reacionais.
Durante o semestre os acadêmicos tiveram a oportunidade de compreender os principais conceitos envolvendo catálise e reatores catalíticos; analisar e aplicar os fundamentos de catálise; abranger e aplicar os princípios básicos da cinética de reações catalíticas e desenvolver a compreensão de fundamentos teóricos de reatores químicos em escala de laboratório e escala industrial, bem como, os fundamentos principais na construção de um reator em escala de bancada. Com os conhecimentos adquiridos os acadêmicos finalizam a disciplina com um olhar mais crítico sobre os sistemas de tratamento de águas e efluentes existentes que, na maioria dos casos são ineficientes quanto às moléculas orgânicas como, por exemplo, fármacos, hormônios, pesticidas, dentre outros, podendo propor uma mudança neste paradigma.