Acadêmicos do curso de química constroem reator fotocatalítico

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
10/12/2014

Os acadêmicos da disciplina de Tópicos Especiais em Química IV, ministrada pela professora Dra. Carla Geane Brandenburg Brenner do Curso de Química Industrial realizaram, no último dia 04, a degradação do corante azul de bromofenol. Este corante é amplamente utilizado em laboratórios de pesquisa com uma estrutura molecular extremamente complexa que dificulta sua degradação e descarte adequado.


Para o processo degradativo do composto utilizou-se reator fotocatalítico construído pelos alunos no decorrer do semestre. Aliando teoria e prática, estudou-se diferentes catalisadores, bem como, técnicas de imobilização dos mesmos e estudo cinético da reação fotocatalítica, que foi aplicado ao corante.


A disciplina de Tópicos Especiais em Química IV teve como ementa: Fundamentos da catálise homogênea e heterogênea; adsorção e cinética de processos catalíticos; preparação de catalisadores; caracterização química de catalisadores; caracterização física de catalisadores; estudos de caso (aplicações na indústria do petróleo e petroquímica, catálise ambiental).


O estudo cinético da reação foi realizado através da leitura espectrofotométrica UV-Vis de alíquotas retiradas do reator em diferentes tempos reacionais.


Durante o semestre os acadêmicos tiveram a oportunidade de compreender os principais conceitos envolvendo catálise e reatores catalíticos; analisar e aplicar os fundamentos de catálise; abranger e aplicar os princípios básicos da cinética de reações catalíticas e desenvolver a compreensão de fundamentos teóricos de reatores químicos em escala de laboratório e escala industrial, bem como, os fundamentos principais na construção de um reator em escala de bancada. Com os conhecimentos adquiridos os acadêmicos finalizam a disciplina com um olhar mais crítico sobre os sistemas de tratamento de águas e efluentes existentes que, na maioria dos casos são ineficientes quanto às moléculas orgânicas como, por exemplo, fármacos, hormônios, pesticidas, dentre outros, podendo propor uma mudança neste paradigma. 
 

Confira as imagens: