Acadêmicos do Curso de Tecnologia em Agropecuária realizam curso de Inseminador em Santo Augusto- RS

Entre os dias 23 e 27 de Julho, realizou-se no município de Santo Augusto mais uma edição do curso de Inseminador. O curso é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) através de uma parceria com o Sindicato Rural de Santo Augusto que disponibiliza o local para a realização das aulas práticas e teóricas, bem como o alojamento aos alunos e alimentação. O curso é ministrado pelo médico veterinário Paulo Renato Prauchner.
Durante as aulas teóricas abordou-se diversos conteúdos base, tais como a importância da inseminação artificial; noções básicas de anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor masculino e feminino; identificação e noções do cio; qualidade, tipos de embalagens e identificação do sêmen; manejo do botijão de sêmen entre outros.
Já durante a realização das aulas práticas, os alunos puderam aplicar o conhecimento teórico, através de práticas de manejo do botijão e descongelamento de sêmen, inseminação em corpo de provas, bem como o manejo e inseminação em animais vivos, realizado em propriedade rural parceira.
Neste semestre participaram da atividade, um grupo de dez educandos do curso superior de Tecnologia em Agropecuária: Keli Terezinha da Silva de Souza, Maicon Felipe Schnell, Marcelino José Vargas, Marcos de Castro Pichinaki, Renato André Pavan e Willian Francisco Delavi beneficiários do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Participaram ainda os formandos Jonas Manfio e Ana Luiza Perlunatti, e Christian Stefanello Gandin e Gabriel Cesar Knob, respectivamente do V e III Semestre.
Para a acadêmica Keli “o curso proporcionou uma semana de muitas experiências, visto que, o professor Paulo foi um exemplo de dedicação em passar todo o seu conhecimento e técnica sobre o assunto, sempre respeitando o tempo e as limitações de cada aluno”.
A acadêmica do Pronera declara ainda que: “O curso foi extremamente importante para perceber minhas limitações e ao mesmo tempo a minha capacidade de supera-las. Além disso, o curso me proporcionou a experiência de conviver por uma semana com outras nove pessoas, com muitas diferenças entre si entre si, mas com muita amizade e companheirismo, dividindo as tarefas do alojamento e torcendo e vibrando com as conquistas dos colegas durante o curso”. Keli conclui que “agora é só praticar em minha propriedade para ir me aperfeiçoando cada vez mais”.
Para o formando Jonas Manfio, “o curso de foi de grande importância, pois qualifica o profissional da área para cada vez mais investir em melhoramento e padronização do rebanho bovino”.
A coordenação do curso de Tecnologia em Agropecuária valoriza e incentiva atividades como estas que vem a agregar no conhecimento dos acadêmicos, qualificando ainda mais