Acadêmicos do Pronera visitam reassentamento no Paraná

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
30/09/2014


No último dia 26, o Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária - PRONERA realizou uma visita de estudos no reassentamento de agricultores familiares Foz do Chapecó em Mangueirinha no Paraná.

 



O estudo possibilitou entender a identidade de um agricultor familiar reassentado. Com o andamento do projeto da Usina Foz do Chapecó, muitos agricultores foram realocados de suas propriedades, entre elas um grupo de 50 famílias foi ao reassentamento AMãeTerra na cidade de mangueirinha no Paraná. Esse exemplo possibilitou aos acadêmicos averiguar as características de desenvolvimento de uma região, as dificuldades enfrentadas e os avanços. De um lado o progresso tomando espaços que eram de agricultores familiares e de outro um sistema de latifúndio sendo rediscutido e como exemplo de mudança de cultura e paradigmas econômicos de uma sociedade.

 

 


“Observamos um exemplo moderno de desenvolvimento de comunidade rural, com posto de saúde, escola, comunidade com atividade de lazer e cultura e famílias com renda e distribuindo inúmeras iniciativas de produção. Uma propriedade que era de um dono, um latifúndio, passa a alojar 50 famílias que compõem mais de 200 pessoas, com uma renda que rompeu no município um paradigma do que pode ser um exemplo de reforma agrárias no Brasil, precisamos nos curvar a esse exemplo, não pelo fato de ter sido construído uma barragem em uma região e desalojado inúmeros agricultores, mas sim por um grupo de agricultores terem se organizados e buscado uma condição de sustentabilidade do campo e rompido uma sistema de latifúndio no Brasil”, relataram os professores do curso.

 




Parabéns aos agricultores familiares que sempre buscam novas alternativas de desenvolvimento.

 

Confira as imagens: