Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Acadêmicos visitam fábrica de ração em Taquaruçu do Sul
A atividade buscou fomentar a importância da interdisciplinaridade e a troca de saberes
As turmas Originais do Agro do curso de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW participaram da visita técnica para conhecer as instalações da fábrica de Ração Nutri, instalada no Distrito Industrial, do Município de Taquaruçu do Sul, no dia 7 de junho.
A atividade interdisciplinar, que contou com a presença também dos professores Sandro Paixão (sócio proprietário da indústria), Luís Pedro Hillesheim e Roseli Zanchin, envolveu todas as disciplinas do 6º semestre.
A turma foi recepcionada pelos sócios da empresa e seu grupo de colaboradores. Os proprietários explanaram sobre a importância das matérias-primas de boa qualidade, explicaram o fluxo de produção e possíveis destinos do produto acabado. Ainda, Luís Pedro enfatizou a importância da comercialização para o agronegócio.
Dando sequência, a professora Roseli ministrou aula prática avaliativa sobre todas as etapas que uma agroindústria deve atender para realizar os devidos registros nos órgãos competentes.
Na indústria visitada como o produto final é destinado para consumo animal, o registro para comercialização é realizado junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), com habilitação Federal, ou seja, a comercialização pode ser realizada dentro do país (nacional).
Os procedimentos para a legalização de uma indústria se iniciam na Licença Prévia junto ao órgão Ambiental Municipal e segue com a Licença de Operação, após o término das obras. Sendo este último item necessário para a autorização do início das atividades da indústria.
– A visita integrada dos acadêmicos buscou fomentar a importância da interdisciplinaridade e a troca de saberes entre os acadêmicos e os gestores da indústria, de forma a contribuir para desenvolvimento de futuros profissionais habilitados – frisa Roseli.