Acadêmicos visitam propriedade em Guatambu/SC

Na área, a família possui uma agroindústria de derivados de cana-de-açúcar, uma unidade de beneficiamento de mandioca e produz alimentos para autoconsumo

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Assessoria de Imprensa da URI/FW
08/07/2024

No decorrer da 9ª alternância do curso superior de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW, os professores Luís Pedro Hillesheim e Roseli Maria Lamb Zanchin, junto com os acadêmicos da graduação, estiveram no Município de Guatambu/SC, no dia 28 de junho.


O grupo visitou a propriedade do aluno João Gabriel de Oliveira e da sua família, que possuem uma agroindústria familiar de derivados de cana-de-açúcar, uma unidade de beneficiamento de mandioca e produção de alimentos para autoconsumo. Todas as produções são pelo sistema orgânico, inclusive os produtores possuem o Selo Orgânico Participativo, pela Rede Ecovida de Agroecologia.


Como atividade, os estudantes realizaram o processamento e transformação da cana-de-açúcar em açúcar mascavo, conhecendo o local de plantio e as variedades da cultivar, fazendo a moagem, coando a garapa, direcionando-a para o tacho, onde foi feita a cocção e limpeza das impurezas liberadas, deslocando o caldo para o batedor da calda que se transformou em açúcar. No final, os universitários levaram o açúcar para o depósito, espaço em que foi empacotado o produto.


Durante todo o processo, os acadêmicos tiveram o auxílio prático de quem coordena o processo produtivo na unidade de produção da família. Além disso, a comitiva também realizou o debate técnico com informações e observações científicas sobre os acontecimentos necessários para a transformação da garapa em açúcar.

Confira as imagens: