Ação "Um poema em cada árvore" é realizada em escolas, lugares públicos e entidades

Construir novos espaços de fruição poética, ampliar o acesso da população à poesia e colocar o trabalho de poetas anônimos em contato com novos públicos. Com esses objetivos, no dia 21 de setembro, nos turnos manhã e tarde, as Coordenadoras do PIBID do Curso de Letras, Marinês Ulbriki Costa e Adriane Ester Hoffmann, juntamente com os professores supervisores Bernadete Queiroz dos Reis Guerra, Marisa Vendrusculo, Angela Maria Paloschi Mazzonetto e Adejane Pires da Silva, da rede estadual de ensino do município de Frederico Westphalen, foi desenvolvido o projeto “Um poema em cada árvore”.
A programação em conjunto com a Instituto PSIA de Minas Gerais, consistiu em utilizar, no Dia da Árvore, as árvores como suporte para a leitura pendurando poemas selecionados de escritores nacionais e locais. O grupo visitou as escolas estaduais e alguns estabelecimentos públicos pendurar os poemas em árvores e fazer declamações. Essa ação foi realizada para que aconteça o reconhecimento dos autores e que este gesto desperte também o gosto pela leitura de poesias.
A atividade foi realizada nas Escolas do município, e aconteceu simultaneamente em diversas cidades brasileiras que aderiram ao projeto, constituindo assim uma rede de poetas e agentes culturais mobilizados em elevar o índice de leitura em no país.
Pela manhã, o PIBID visitou entidades como o Lar dos Deficientes, o Lar dos Idosos e a Unidade Básica de Saúde para declamar poesias, interpretar canções e divulgar textos poéticos de diversos autores da comunidade regional e nacional. Poemas foram entregues e pendurados nos locais visitados para que fosse possível marcar a visita do PIBID.
Ines Casarin, profissional que trabalha no Lar dos Idosos, disse que a ação foi extremamente positiva e deveria ocorrer outras vezes. "Qualquer manifesto de pessoas movimenta os idosos e os encanta. Atividades como essa animam o dia deles", destacou.
A pibidiana Liliane Martinelli também comentou a atividade: "As visitas foram experiências engrandecedoras. Tive a oportunidade de visitar espaços de nossa comunidade e neles aplicar uma atividade que envolveu os presentes naqueles locais. Um momento especial foi quando um dos idosos do Lar iniciou a interpretação de uma canção tradicionalista do Rio Grande do Sul e outro o acompanhou com um violão imaginário. O mais interessante foi isso, a entrega deles à atividade", comentou a acadêmica de Letras-Inglês.
A atividade realizada foi de suma importância para a formação pessoal e profissional dos bolsistas, alunos e comunidade participantes deste momento, pois, unir poemas a natureza é uma forma de enfatizar a preservação do meio ambiente e despertar o gosto pela leitura, corroborou a aluna Thainá Ariane Agostini Markoski do Curso de Letras- Inglês.