Acessibilidade na URI: Aprendizagem igual para todos
O atendimento vem acontecendo individualmente mediante os processos de identificação e contato...

Proporcionar a aprendizagem igualitária a todos, eliminando barreiras físicas, de comunicação e de informação daqueles que têm deficiência é a principal função do Núcleo de Acessibilidade da URI – FW, que foi constituído no ano passado e, desde então, vem desenvolvendo uma série de projetos na instituição.
100% dos acadêmicos com deficiência foram mapeados pelo núcleo de acessibilidade, os quais estão lotados em seis diferentes cursos da instituição. A identificação só foi possível porque esses alunos se declaram no momento da inscrição e matrícula como pessoa com deficiência. Uma vez que o acadêmico se declara com alguma deficiência, os integrantes do Núcleo o convidam a, em um primeiro momento, relatar durante a anamnese o histórico da patologia e quais são as principais barreiras enfrentadas. O segundo passo é a visita acompanhada, ou seja, os professores percorrem os caminhos que o aluno perfaz diariamente, pelos corredores, laboratórios, salas de aula, registrando fotograficamente e através de seus comentários todas as dificuldades enfrentadas. O terceiro passo consiste em consolidar o plano de ação, devolvendo-o para o curso em que está lotado o aluno com vistas a fornecer as condições adequadas às suas necessidades, sejam elas de origem física, cognitiva, metodológica e atitudinal.
O Núcleo de Acessibilidade da URI é composto por quatro professores que formam uma equipe interdisciplinar: Lucas Tadeu Amarante Bombana, engenheiro mecânico, Theobaldo Dreyer, arquiteto e urbanista, Karim Bordignon, fisioterapeuta especialista em deficiências múltiplas, Vanice Hermel especialista em AEE - Atendimento Educacional Especializado, deficiências múltiplas e LIBRAS e professora Rosane Ferrari, psicopedagoga. Além de outros funcionários e voluntários da instituição e também externos à URI que fazem suas contribuições aos projetos.
“O Núcleo está em seu começo. Iniciamos o projeto trabalhando as necessidades daqueles acadêmicos que já estão inseridos na Universidade, estudamos suas patologias e buscamos soluções individuais. Em um futuro próximo, almejamos avançar também em outras questões, tornando a Universidade cada vez mais acessível, em todos os aspectos”, explicou o professor Lucas.
Este projeto faz parte de outras inúmeras ações realizadas pela Universidade, que ofertam condições para a participação e aprendizagem de estudantes com deficiência na educação superior, bem como, da necessidade de atendimento à legislação vigente. Nesse contexto, o presente projeto tem a finalidade de ressaltar as condições necessárias para o pleno acesso, na busca da estruturação, padronização e institucionalização de práticas inclusivas e de acessibilidade no câmpus.
TRATANDO DAS SOLUÇÕES
Um dos