Agricultura camponesa em foco no Seminário de Encerramento do Curso de Animadores do Campo

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Imprensa do NAE
12/12/2014

Alface, cenoura, sementes diversas, máquinas para plantar e enxadas, foram alguns dos produtos que decoraram o palco do Salão de Atos da URI/FW na tarde de ontem, 12. Estes produtos simbolizam a valorização do saber camponês, objetivo do curso de Formação de Animadores em Educação do Campo para a Erradicação da Pobreza que teve a Etapa I (Cerro Grande, Jaboticaba e São José das Missões) e a Etapa II (Lajeado do Bugre, Sagrada Família e São Pedro das Missões) finalizadas. O curso é realizado por meio de uma parceria da URI/FW com a Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos (FDRH)/Rede Escola de Governo e os seis municípios participantes.


Foram quase três anos de curso e mais de 1000h de aula, teorias e práticas, que buscaram resgatar o saber camponês por meio das práticas orgânicas e agroecológicas, a fim de erradicar a pobreza, proporcionando fartura na mesa e qualidade de vida. Os animadores dos seis municípios participantes comprometeram-se com os seus municípios a fim de repassar o conhecimento adquirido no Curso e contribuir na melhoria da qualidade de vida da população local.


A Diretora Geral da URI/FW, Silvia Regina Canan, emocionada, destacou na oportunidade como foram as tratativas com a Rede Escola de Governo, parceira do curso, para a implantação da Formação. Ressaltou que a equipe da URI/FW se deslocou até a sede da Escola de Governo e as tratativas iniciaram, por meio de uma demanda que a instituição também gostaria de trabalhar. A partir desta parceria foram desenvolvidos outros dois cursos.


Revista Colônia


Na oportunidade foram entregues aos participantes as duas edições da Revista Colônia, produzida pela equipe da Formação, que buscaram resgatar a memória das duas etapas do curso, trazendo histórias de animadores que já estão praticando a agroecologia em suas propriedades.
 

VEJA MAIS FOTOS AQUI.

Confira as imagens: