Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Agroecologia: uso sustentável do solo e da água
No dia 27 de novembro, os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária – PRONERA turma I e II participaram do II Seminário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, onde foi abordado o Tema: Agroecologia: Uso Sustentável do Solo e da Água.
O evento ocorreu no Câmpus II da URI e com horários das 9 às 16 horas, sendo o mesmo organizado pelo NEAPOMAU – Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Médio Alto Uruguai.
O evento abordou dois debates principais, o primeiro sobre a Contaminação do Solo e da Água ministrado pelo Professor Dr. Tales Tiecher, no qual foram abordadas as diferentes formas de contaminação do solo e da água e suas consequências ao meio ambiente, e também foi tema de sua palestra o uso excessivo e indiscriminado de agrotóxicos em nossa região, conscientizando os participantes da importância do uso sustentável do solo e da água.
O segundo debate foi sobre o Sistema de Agroflorestas ministrado pelo acadêmico do Curso de Tecnologia em Agropecuária da URI e bolsista de Extensão Anderson Durante Toso, abordando a importância das formas de uso e manejo da terra onde as árvores e arbustos compartilham o mesmo espaço com a agricultura, e que as espécies florestais fornecem produtos uteis a plantação e também possui um papel muito importante de manter a fertilidade dos solos, favorecendo na recuperação da produtividade dos solos degradados, pois as árvores e arbustos adubam naturalmente o solo e aumentam a produtividade sem a necessidade do uso adubos químicos e agrotóxicos.
Após os encaminhamentos do NEAPOMAU aconteceu o almoço comunitário, em que cada participante do seminário tinha por responsabilidade trazer um prato de alimento Orgânico produzido em sua propriedade. Com isso, foi demonstrada a importância de se produzir alimentos mais saudáveis e principalmente sem o uso de agrotóxicos que hoje é um dos principais motivos em que a população brasileira está cada vez mais doente e sem saber que a causa principal está todo dia em sua mesa, o agrotóxico.
Para encerar com os trabalhos foi realizado o Pré-Testes para as Olimpíadas Rurais da URI que estão sendo organizadas para acontecer em 2016, onde foram disputadas pelos alunos do Pronera três categorias: bodoque, rachar lenha e debulhar milho. E por fim foi realizada a ginastica laboral ritmada com a professora Andressa Viana do Curso de Educação Física.