AgroURI: feira laboratório de produtos orgânicos conecta estudantes e comunidade

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
08/03/2023

Com o objetivo de unir a produção de alimentos orgânicos da agricultura regional das unidades agrícolas dos estudantes da URI/FW com a comunidade, a universidade promove, todas as quartas-feiras, das 16 horas às 19h30min, a Feira AgroURI. O objetivo é agregar valor à agroindústria familiar e valorizar a produção e venda de alimentos saudáveis.


A feira, cujo projeto surgiu ainda em 2018, iniciou oficialmente em setembro de 2022, e é importante para a sustentabilidade da família rural e da diversidade, que proporciona a possibilidade de fomento à economia local. Para o coordenador do curso superior de Tecnologia em Agropecuária, Luis Pedro Hillesheim, a maior conquista da promoção da feira é a garantia de uma alimentação de maior qualidade e saudável, do ponto de vista nutricional, pelo fornecimento de produtos mais naturais e diversificados. “O consumo de produtos orgânicos significa saúde da população, e um maior equilíbrio na natureza. Se tivermos mais espécies sendo produzidas em pequena escala, teremos uma distribuição maior do ataque de pragas, doenças e outros”, explica o docente.


- A diversificação e a possibilidade de termos o fortalecimento das chamadas cadeias curtas, termos uma produção consumida localmente, também fomenta a agricultura e o mercado local, mudando toda a dinâmica econômica da região. Isso possibilita a sucessão da família rural e da região, que terá mais negócios e uma economia mais aquecida. Não há possibilidade de desenvolvimento regional sem a diversidade da agricultura familiar - complementa Hillesheim.


Além dos benefícios à comunidade regional, a feira também oferece vantagens pedagógicas aos estudos dos universitários das Ciências Agrárias da URI. A AgroURI é um projeto conectado à ideia do Programa de Sucessão Rural da região, que conta com apoio dos municípios para desenvolver a questão da formação do agricultor em nível superior. O coordenador destaca que a questão da comercialização é um dos processos que devem ser debatidos no curso, então, além de uma feira de comercialização, ao mesmo tempo é um instrumento de compartilhamento de conhecimento, experiências regionais e questões históricas de desenvolvimento. A AgroURI funciona como um laboratório de produção de alimentos para os alunos, que são vistos como fornecedores pela universidade que valoriza e incentiva a prática da feira.