Aluna de Matemática fala sobre a experiência em Portugal

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Comunicação e Marketing URI/FW
28/03/2016

Tatiane Fontana Ribeiro, acadêmica do curso de Matemática da URI, está em Portugal desde o início do ano. Através do programa de Intercâmbio da Universidade, a aluna hoje frequenta as aulas do curso de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A experiência de aprendizagem e vivência no exterior estão sendo muito importantes para a formação dela. Num breve relato, Tatiane conta o que está oportunidade tem significado para ela.


“Há pouco mais de um mês, saí de casa, rumo a realização de um sonho: o intercâmbio. Eram muitas expectativas, medos e ansiedades. Entrar no avião pela primeira vez, e ainda sozinha, foi uma sensação inexplicável. Nesse momento, foi que eu me dei conta que a aventura estava apenas começando e, realmente, eu viajaria à Europa. Ao chegar no Porto, fiquei encantada com a beleza da cidade. Fui muito bem acolhida e recebi ajuda das pessoas que encontrei.

Desde que cheguei, tenho encontrado muitos estudantes de mobilidade. Brasileiros, croatas, espanhóis, poloneses, franceses, que acabei conhecendo nas atividades integrativas oferecidas pela Universidade do Porto (UP). E é, exatamente, nesses momentos, que o conhecimento adquirido enriquece, de uma forma incrível, nossa bagagem cultural.

Nesse um mês de intercâmbio, tenho aperfeiçoado meu inglês. No início, foram muitos desafios. É outro cenário, são novos professores e novos colegas. Compartilhamos a mesma língua, mas não partilhamos a pronúncia e, muitos menos, os vocábulos. Por isso, o desafio inicial foi compreender, precisamente, o “sotaque” português, entender o que os professores e colegas falavam e perceber, ou pelo menos tentar, o sentido das palavras diferentes que aqui são usadas.

A Universidade tem uma ótima infraestrutura e qualidade de ensino. As aulas são divididas em teóricas e práticas, o que, pra mim, é fantástico, principalmente, quando estamos falando de um curso chamado Matemática. Hoje me orgulho por estudar em uma universidade classificada como uma das melhores da Europa. E, tudo isso, devo, com todo meu coração, a URI que me preparou tão bem para esse desafio. Vivenciar esta experiência é dia após dia mais semelhante a um sonho.

Gostaria de agradecer a URI/FW, que em parceria com o Santander Universidades, me proporcionou esta oportunidade que, desde já, acredito que serão os melhores meses de minha vida. Agradeço de modo especial, ao coordenador e aos professores do meu curso, bem como os meus colegas e amigos que me incentivaram, desde o início.

Um intercâmbio é, realmente, o sonho de qualquer estudante. Mas, assim como qualquer outro desafio, requer muita persistência, dedicação e trabalho. Por isso, é fundamental alcançar boas médias durante a graduação, participar de programas de extensão e iniciação científica para obter maior pontuação no currículo acadêmico. E, uma última recomendação é para que nunca desista dos seus sonhos. Eles podem virar realidade”.
 

Confira as imagens: