Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Aluno da Escola da URI tem poema publicado e premiado na Feira do Livro
Nícolas Fortes Dalpasquale Pinheiro ganhou o prêmio de melhor poesia do Ensino Médio
Nícolas Fortes Dalpasquale Pinheiro, aluno da Escola Básica da URI, teve seu poema publicado no livro “Poemas para Semear” lançado na Feira do Livro e organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Frederico Westphalen.
O poema do aluno intitulado “Lágrima de Poeta” ganhou como melhor Poesia da Categoria Ensino Médio, a avaliação dos poemas foi feita pelos escritores convidados para a Feira do Livro.
Nícolas conta que foi uma grande surpresa ter ganhado o prêmio, e que ficou muito feliz por que geralmente escreve e ninguém vê seus poemas, mas agora as pessoas podem ver e ler o que ele escreve. Acrescenta que a Escola da URI proporciona para ele o acesso a diversos professores qualificados que proporcionam muito conhecimento e que o ambiente da escola proporcionou para ele muito amigos e inspiração para a escrita.
INSPIRAÇÃO PARA O POEMA
A inspiração para o poema, conta Nícolas, veio da história de um amigo que havia terminado o namoro e estava se queixando que queria voltar com a menina. O aluno comenta que aumentou a história, tornando-a mais melancólica e se inspirando nas obras e na escola de poesia de Vinícius de Moraes.
“Comecei a ler Vinicius por causa da Bossa Nova que eu escuto todo dia e eu vi que o Vinicius tinha letras fantásticas, então fui atrás das obras dele. Inclusive nas aulas de Literatura da Prof. Marinice Argenta, quando a aula era sobre ele, eu não ficava quieto” comenta Nícolas.
Por fim, Nícolas acrescenta que sempre gostou de escrever e escreve bastante, e que desta vez, então, resolveu transformar a história de um amigo em um poema dramático e repleto de sentimentos.