Aluno de Ciência da Computação participará de Intercâmbio nos EUA

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
18/12/2013

O acadêmico do 5º semestre do curso de Ciência da Computação da URI, Éber Jessé da Silva Peretto, participará de um intercâmbio na Universidade de Berkeley, Campus - Califórnia, Estados Unidos. O aluno da URI embarcará no dia 15 de agosto e ficará no estado norte-americano até agosto de 2013.

Este intercâmbio integra o Programa Ciência sem Fronteiras, do MEC, e está sendo possível em virtude da adesão da URI ao programa. Durante este período em que o aluno estará nos Estados Unidos, todas as despesas serão custeadas pela bolsa integral do MEC (CNPQ), que inclui passagens aéreas, estadia, estudos, entre outros.

 

 

Detalhes sobre a seleção

Éber efetivou a sua inscrição para a seleção do intercâmbio ainda no mês de fevereiro e durante quatro meses passou por várias etapas, entre elas, uma das mais difíceis, que foi o exame TOEFL - avaliação de proficiência em inglês, alcançando um excelente desempenho.

Segundo o representante da URI, o objetivo do intercâmbio é ter acesso a novos conhecimentos e tecnologias, para posteriormente, socializar com os colegas da URI.



SAIBA MAIS SOBRE A UNIVERSIDADE DE BERKELEY

  • Eleita a melhor universidade pública pela US News;
  • 48 dos 52 cursos disponíveis estão entre os 10 melhores dos Estados Unidos;
  • Conceito máximo em Ciência da Computação;
  • Descobertas relevantes na área da medicina, como a do vírus da gripe e da vitamina E;
  • Local onde foi desenvolvido o FreeBSD, sistema operacional open source utilizado para aprendizado;
  • Desenvolvimento dos Sockets de Berkeley (comunicação entre computadores);



Várias personalidades cursaram Ciência da Computação na Universidade de Berkeley.

Steve Wozniak: Estudou três anos, depois largou o curso para fundar, junto com Steve Jobs, a Apple Computers;

Gordon Moore: Co-fundador da Intel Corporation e criador da famosa Lei de Moore, formou-se na UC Berkeley;

Edward Wang: Co-fundador e engenheiro chefe da VMware, é bacharel, PhD e mestre pela UC Berkeley.

Stuart J. Russell: É professor da UC Berkeley e um dos principais pesquisadores de Inteligência ArtificialA Universidade desenvolveu e mantém um sistema operacional, o FreeBSD, que é um avançado sistema operacional com código livre. Dois personagens do seriado CSI: Crime Scene Investigation, Greg Sanderse Química na Universidade de Berkeley e Sara Sidle recebeu um titulo de Mestre.

 

SAE: MAIS INFORMAÇÕES SOBRE INTERCÂMBIOS

A URI, através de seu convênio com Universidades de outros países, possibilita que alunos da Universidade, possam realizar estudos fora do país. O Serviço de Atendimento ao Estudante está apto a orientar os interessados sobre datas de inscrição, bem como, informações té