Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Aluno de Tecnologia em Agropecuária pelo Pronera é exemplo de capacitação
Aos 62 anos, e a maior parte deles vividos no campo, o Senhor Arthur Pofírio da Silva é o que podemos de chamar de bom exemplo. O pequeno produtor rural, morador da linha Barroso no interior de Pinheirinho do Vale, distante cerca de 50 quilômetros de Frederico Westphalen tem na agricultura a única fonte de renda. Divide a lida nos 37 hectares de produção de milho, feijão e mandioca com os filhos, mas nunca desistiu da ideia de ter e oferecer à família uma condição de vida melhor.
A oportunidade surgiu quando Seu Arthur soube da chance de estudar. Foi então que decidiu ingressar da universidade. Através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, o Pronera, ele passou a fazer o Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária.
Com as orientações recebidas em sala de aula, seu Arthur descobriu que o conhecimento muda realmente a vida das pessoas. Os debates em sala de aula ajudaram o produtor a identificar as potencialidades da propriedade que antes passavam despercebidas pela família. O olhar atento e os ensinamentos permitiram que ele organizasse as propriedades, a dele e a dos filho, onde trabalham juntos. O resultado não tardou. O aumento das produções garantiu a melhoria da renda de todos.
E o agora acadêmico Artur, quer mais. Pretende buscar mais conhecimentos para transformar ainda mais a própria realidade no campo. Agora, ele quer começar a trabalhar com horticultura, para ampliar o leque de produtos oferecidos no mercado. Mas a transformação produzida pelo conhecimento se deu mesmo quando Seu Arthur percebeu que pode melhor aproveitar as árvores de goiabeiras da propriedade. Ele pesquisou os benefícios da planta e dos frutos e constatou que com a fruta goiaba pode fazer geleias. Com as sementes pode extrair o óleo que serve como cicatrizante. E que as cascas, folhas e demais resíduos servem de alimento para os animais.
As mudanças promovidas na vida de Seu Arthur garantem que hoje ele sirva de exemplo. Como acadêmico, o pequeno agricultor pretende continuar se aprimorando cada vez mais. O objetivo é simples e merece muito respeito.
Seu Arthur pretende buscar o máximo possível de conhecimento para aplicar na propriedade e principalmente repassar aos filhos, para que eles possam dar continuidade aos trabalhos, assumindo a sucessão familiar e garantindo a permanência no campo.