Alunos da URI tem oportunidade de intercâmbio na Universidade do Porto

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
11/07/2022

A URI, Câmpus de Frederico Westphalen, está com inscrições abertas, até 28 de julho, para intercâmbio para a Universidade do Porto, em Portugal. São seis vagas previstas, destinadas para alunos da URI regularmente matriculados nos cursos de Direito, Farmácia e Psicologia. O processo seletivo ocorrerá na URI e o intercâmbio terá duração de seis meses, durante o primeiro semestre de 2023, sendo o 2º semestre acadêmico da universidade portuguesa.


O objetivo do Programa de Mobilidade Acadêmica da URI é contribuir para o cumprimento da missão da instituição, visando a interação com outras culturas e o aprimoramento acadêmico por meio das atividades no âmbito da cooperação internacional. Por meio do intercâmbio de alunos, a universidade busca aprimorar o ensino, propiciando aos estudantes a possibilidade de estabelecerem e desenvolverem relações com instituições de ensino superior estrangeiras, pois entende que o contato com culturas estrangeiras constitui-se em um importante instrumento de formação intelectual dos participantes desses programas.


O egresso do curso de Matemática da URI, Tailon Thiele, participou do programa de intercâmbio na Universidade do Porto durante a graduação. Tailon estudou na Faculdade de Ciências, em Portugal, no ano de 2020. Segundo ele, o intercâmbio abre muitos caminhos de desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional, algo muito evidente para quem tem essa experiência ao conhecer pessoas, lugares e culturas muito diversificadas.


- Portugal é um país com as portas abertas para o mundo, o que o torna muito dinâmico e atraente. Meu principal objetivo com o intercâmbio era acadêmico e profissional, e consegui aproveitar essa oportunidade nesse sentido, tanto que atualmente resido em Portugal. Após finalizar o intercâmbio, voltei para o Brasil e para a URI, finalizei minha graduação e retornei a Portugal. Hoje moro em Lisboa, a capital, e curso mestrado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tenho a oportunidade de estar em uma das melhores universidades do mundo, com pesquisadores, professores e projetos reconhecidos internacionalmente. Isso certamente tem um peso muito grande para meu currículo e desenvolvimento profissional. O intercâmbio é uma experiência que vale muito a pena e, quem tem interesse, convido a vivenciar - comenta Tailon.


Confira alguns dos requisitos para inscrição:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado
  • Possuir 18 anos de idade completos até a data de saída do país
  • Ter cursado, no mínimo, dois semestres, e no máximo, estarem faltando dois para a conclusão do curso, até a data do início do intercâmbio
  • Não ser bolsista de Iniciação Científica no período de intercâmbio
  • Não ter participado e não estar participando de nenhum programa de bolsas de estudos de mobilidade internacional
  • Apresentar média aritmética igual ou superior a oito no Histórico Escolar
  • Não ter sofrido qualquer punição em processo disciplinar interno


Os interessados podem acessar o edital para conferir mais informações na página de Editais da URI, ou clicando aqui.