Alunos da URI/FW são premiados no SIICITec

Frederico Westphalen
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Isabela Vanzin da Rocha
04/11/2021

Acadêmicos e egressos da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, foram premiados no Seminário Institucional de Iniciação Científica, Inovação e Tecnologia (SIICITec) na última quinta-feira, 28. Estudos da Iniciação Científica e da Extensão, das áreas das Engenharias e da Linguística, Letras e Artes de estudantes da URI/FW, foram apresentados no evento e premiados como destaques.


Iniciação científica

O artigo “Estudo do comportamento mecânico de um solo estabilizado com lodo de

estação de tratamento de água para aplicação em aterros”, da bolsista Elisangela Aparecida Mazzutti foi premiado como destaque da área das Engenharias. Elisangela explica que a ideia de estudar o lodo surgiu porque o tratamento da água de Frederico Westphalen estava gerando benefícios sociais e econômicos, mas ao mesmo tempo impactos negativos, sendo um deles o lodo gerado no tratamento. 


- A partir dos resultados obtidos na pesquisa, ficou evidente os benefícios e a importância de uma destinação adequada do lodo na geotecnia, a fim de atuar de forma inovadora e sustentável, minimizando o uso de recursos naturais com soluções economicamente viáveis e ambientalmente vantajosas em obras de engenharia. Fiquei muito honrada pelo reconhecimento, para mim este prêmio é um reflexo de que estamos seguindo no caminho certo e isto me motiva ainda mais a continuar desenvolvendo pesquisas - comenta.


O professor orientador do estudo, Rodrigo André Klamt, acrescenta: “Estamos muito felizes com a premiação. Essa conquista é de extrema importância para nosso câmpus e, em especial, para o curso de Engenharia Civil, demonstrando que somos capazes de desenvolver pesquisas de alto nível e com potencial de publicação em revistas importantes da área. A pesquisa, além de ser inovadora, tem a parceria com o poder público, destacando a característica comunitária da URI, e busca destinar um resíduo passivo para o ambiente, portanto, merece destaque na área de engenharias”.


Na área de Linguística, Letras e Artes, a pesquisa “Games de Literatura para formação do leitor”, da bolsista Bibiana Zanella Pertuzzati, também foi premiada. Segundo a aluna, desenvolver estudos sobre games, que podem ser uma excelente estratégia na formação de jovens leitores foi uma ótima experiência, e o prêmio é instigador e motivador da continuidade da pesquisa. “Agradeço à orientação recebida de minha professora Ana Paula e os caminhos que estou desbravando por ter desenvolvido o projeto, que com certeza pode contribuir para mudar a prática de muitos professores na escola”, complementa.


Para a orientadora, professora Ana Paula Teixeira Porto, além de o prêmio ser uma motivação acadêmica, é importante no sentido de indicar que sempre a pesquisa aponta caminhos interessantes para a condução de investigações científicas para a continuidade de estudos que podem resolver problemas da sociedade. “O prêmio também é necessário para mostrar aos acadêmicos que investir em ciência, pesquisa e iniciação científica é um diferencial na formação universitária”, frisa.


Extensão

O estudo “Música no ambiente hospitalar: uma possibilidade de alegria e ludicidade”, de autoria da bolsista Catiane Perlin, ganhou o Prêmio Destaque na modalidade Extensão. Para a aluna, foi uma realização que jamais pensou em vivenciar. “Foi um misto de sentimentos, alegria e de várias emoções. Todas as pesquisas, leituras e diálogos que tive com a minha orientadora, bem como com os demais professores de Pedagogia, foram de suma relevância para ter conquistado esse prêmio. Relatar a importância da musicalização hospitalar bem como ter um espaço voltado para essas crianças e familiares, que é a Brinquedoteca Hospitalar é fundamental para ajudar no tratamento e facilitar a cura dos pacientes. Por isso, precisamos ser pesquisadores e estar sempre buscando novos conhecimentos e metodologias. Estou muito feliz com a conquista!”, frisa.


A professora Juliane Cláudia Piovesan, que orientou Catiane, comenta que a premiação representa o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela URI, através do curso de Pedagogia e acolhido pela comunidade. “Essa consideração motiva a seguir, desenvolvendo atividades com olhar no humano, auxiliando vidas. É muito gratificante colher os frutos de um processo de construção coletiva, juntamente com a bolsista Catiane, que desempenha com tanta responsabilidade e carinho o projeto”, afirma.


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