Alunos de Agronomia aliam teoria e prática para ampliar conhecimento

Visita em propriedade de Dois Irmãos das Missões também serviu para apresentação de trabalhos

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
30/06/2026

Os acadêmicos do IX semestre do curso de Agronomia da URI/FW participaram de uma aula interdisciplinar, no dia 27 de junho, que proporcionou a integração entre teoria e prática por meio da visita a uma propriedade rural e da apresentação de trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre.

 

As atividades tiveram início na Fazenda Strobel, localizada no município de Dois Irmãos das Missões, onde os proprietários compartilharam a trajetória da família, a evolução da propriedade e a forma como conduzem atualmente a produção de grãos.

 

Durante a visita, os acadêmicos puderam conhecer a área irrigada manejada com agricultura de precisão, acompanhar a demonstração do escarificador utilizado para deposição de calcário na linha de cultivo e entender a importância das plantas de cobertura empregadas no sistema de produção que é adotado na fazenda – com base na adubação orgânica (cama de peru e plantas de cobertura de solo), com correção do solo periodicamente, conforme a necessidade.

 

Após, as atividades seguiram no CTG da cidade, espaço que os estudantes realizaram as apresentações dos trabalhos interdisciplinares desenvolvidos nas disciplinas de Agricultura de Precisão, Legislação e Ética Profissional, Tecnologia de Produtos de Origem Animal, Ajustamento de Observações Geodésicas, Cultivo de Plantas Potenciais, Paisagismo, Floricultura Parque e Jardins, Produção e Tecnologia de Sementes e Silvicultura, compartilhando conhecimentos e experiências adquiridas ao longo do semestre.

 

A atividade contou com a presença dos professores Gelson Pelegrini, Gustavo Pesini, Alex Negrini, Marcos Pinheiro, Jean Favaretto e Claudionei Cassol, que acompanharam e contribuíram para o desenvolvimento das ações.

 

Em nome dos participantes, o coordenador do curso de Agronomia, Gelson Pelegrini, agradeceu a Fazenda Strobel pela receptividade e pela disponibilidade em compartilhar sua experiência com os acadêmicos, tornando esse momento de aprendizado ainda mais enriquecedor. Também enalteceu todos os envolvidos que contribuíram para o sucesso da aula interdisciplinar.

Confira as imagens: