Alunos de Letras-Inglês participam de workshop com professor norte-americano
Estudantes do curso de Letras-Inglês da URI – FW participaram, no dia 11, de um workshop com o professor Dr. David Foster, da Universidade do Arizona, com o objetivo de exercitar o uso da língua inglesa e de aprender sobre a formação acadêmica na área de Letras nos Estados Unidos e acerca da aquisição de língua estrangeira.
Através de uma conversa informal com o docente americano, que ministrou a palestra de encerramento do IV Sinel, os alunos realizaram perguntas e ouviram atentamente as respostas e comentários do professor, que explanou sobre o uso de vocabulário em língua inglesa, sobre dificuldades de aprender inglês, diferenças entre o inglês falado no Canadá e nos EUA, formação acadêmica em Letras, literatura best seller americana, e outros assuntos.
A coordenadora do curso de Letras, Marinês Ulbriki Costa, afirmou que o momento de interlocução vivenciado pelos alunos com o professor americano foi de grande valia. “Sua forma cativante e comunicativa de se expressar proporcionou aos alunos o contato com um falante nativo da Língua Inglesa que socializou aspectos culturais e sociais de seu país. O momento possibilitou o enriquecimento da competência linguística e comunicativa dos acadêmicos, uma vez que abordou questões sobre a dinâmica da língua inglesa, através do método comunicativo. Aprender uma segunda língua requer a vivência e a interação com falantes do idioma de origem. Sentimo-nos lisonjeados pela oportunidade ímpar de dialogar com um docente renomado”.
Percepções dos acadêmicos:
“Além de auxiliar-nos com o aprendizado de língua inglesa, pudemos ver, com bastante naturalidade, toda a opinião que o professor Foster tem sobre nosso País. O fato dele ter muito conhecimento sobre nossa literatura nos faz querer aprender cada vez mais sobre a literatura norte-americana. Sua sinceridade e bom-humor são cativantes”. – Simão Milani Silva.
“A atividade proporcionada pelo curso, nos permitiu ter um contato direto com um falante nativo, que nos esclareceu algumas curiosidades a respeito da cultura de seu país e particularidades sobre a língua, gramática e pronúncia. A riqueza cultural a nós ofertada na figura do professor David Foster é de grande valia e contribuiu para a nossa formação enquanto futuros professores”. – Maura Cristina Franzmann Pereira.
“Considero atividades, como a vivenciada junto ao professor David Foster, fundamentais para nossa formação acadêmica enquanto futuros professores de Língua Inglesa. A prática possibilitou o contato com o falante nativo do inglês, o que é uma necessidade para nós que trabalharemos com a comunicação em língua inglesa enquanto segunda língua. Além disso, o professor atendeu com gentileza nossas dúvidas a respeito da cultura, da língua e da experiência norte-americana enquanto vivência, relacionada à cultura e à vida brasileira ou não