Alunos de pós-graduação da URI/FW apresentam práticas da Pedagogia da Alternância

Dinâmica educacional inovadora amplia conhecimento dos estudantes que vivem no campo, integrando com o aprendizado na universidade

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
31/05/2023

Com o intuito constante de proporcionar a melhor formação possível a quem frequenta a instituição, a URI, Câmpus de Frederico Westphalen, por meio da Pós-graduação Pedagogia da Alternância na Profissionalização Rural, nível de especialização, proporciona um método inovador – a Pedagogia da Alternância. Este formato, desenvolvido também no Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária, busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que ele vivencia em seu cotidiano, de forma a promover constante troca de conhecimentos entre seu ambiente de vida e trabalho, com a universidade.


Fazendo parte desta atuação, nos dias 26 e 27 de maio, aconteceram as apresentações de práticas, construídas pelos futuros especialistas da Pedagogia da Alternância no Sul do Brasil, todos educadores de Casas Familiares Rurais. Esteve presente na abertura das apresentações o diretor acadêmico da URI/FW, Carlos Eduardo Blanco Linares, ressaltando a importância desta graduação para uma região essencialmente agrícola e que pode se desenvolver ainda mais, por meio de alunos empenhados e de uma formação de qualidade.


Segundo o coordenador Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária, Luís Pedro Hillesheim, estas inciativas tem o objetivo de aprofundar a realidade regional, construir, estruturar e apresentar a prática pedagógica profissional, e sua interação na formação dos estudantes, além de aplicar o projeto no meio socioprofissional. 


– A Pedagogia da Alternância é uma proposta educativa voltada para o homem do campo que tem, entre os seus pilares, o desenvolvimento do meio e a formação integral do educando. Acreditamos muito neste método, pelos bons resultados que temos alcançado ao longo dos anos e pelo grande envolvimento dos nossos alunos nesta proposta. Portanto, as apresentações marcam o futuro de uma educação com base na indissociabilidade teoria-prática, facilmente observada na formação por alternância – complementa Hillesheim.


A pós-graduação oferecida pela URI/FW foi um anseio da Arcafar RS e SC. A primeira turma foi proporcionada em 2007 e, agora, pelos bons resultados alcançados e pelo número de interessados, foi promovida mais uma edição da especialização, que será concluída no final deste semestre.

Confira as imagens: