Alunos de Tecnologia em Agropecuária apresentam seminários
Os Projetos Profissionais e de Vida dos acadêmicos foram divulgados durante os eventos

As apresentações dos Seminários de Divulgação dos Projetos Profissionais e de Vida dos acadêmicos do curso superior de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW encerraram dia 10 de dezembro, na Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen, um dos 17 municípios conveniados com o Programa de Sucessão Rural.
Os alunos da turma Originais do Agro e Sucessores do Agro apresentaram seus seminários com foco no sistema de produção destes trabalhos, construídos ao longo do curso. Entre os sistemas de produção apresentados, estão Bovinocultura de Corte e de Leite, Produção de Grãos, Suinocultura, Fertilidade do Solo, entre outras atividades desenvolvidas nas propriedades.
Anteriormente, no dia 7 de novembro, o acadêmico Welligton Geib Michels apresentou seu projeto intitulado “Sustentabilidade, Rentabilidade e Desenvolvimento das Atividades, Buscando Tecnologias Alternativas Voltadas à Realidade da Propriedade”, e a estudante Mônica Bode divulgou o projeto “Melhorias no Sistema de Produção de Leite na Propriedade da Família Bode”, ambos no município de Erval Seco.
No dia 10 de dezembro, a apresentação foi da aluna Laisa Mara Trevisol, com o trabalho “Melhorias no Sistema Produtivo da Bovinocultura de Leite da Família Trevisol”. Ainda, a acadêmica Pamela Gabrieli dos Santos, apresentou seu projeto “Monitoramento da Viabilidade Econômica e Produtiva na Pecuária de Leite e Corte: Estudo de Eficiência em Propriedade Familiar”.
Sobre a apresentação, a acadêmica Pâmela Gabrieli dos Santos relata que organizar o seminário foi uma experiência desafiadora, mas extremamente gratificante. “Desde o início, buscamos envolver todos os interessados, enviando convites e promovendo a ampla divulgação do evento e tudo isso deu resultado positivo”, frisa a universitária.
A preparação contou com o apoio das acadêmicas que se dedicaram a cada etapa, desde a elaboração do protocolo, a estruturação dos temas, até a criação de uma lista de presença para garantir o bom andamento das atividades. “Embora enfrentássemos alguns desafios ao longo do caminho, como alinhar os detalhes logísticos e garantir que tudo estivesse pronto a tempo, conseguimos superar cada obstáculo graças ao trabalho em equipe”, argumenta Pâmela.
De acordo com a professora do curso, Jessica Rabuske, o resultado foi um seminário enriquecedor, realizado na Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen, para a turma do 3° ano. “As apresentações da Pâmela Gabrieli dos Santos e da Laisa Mara Trevisol foram brilhantes, pois elas compartilharam projetos relevantes e inspiradores. É uma alegria poder dizer que tudo deu certo e que esse evento deixou um impacto positivo em todos os participantes”, conclui a docente.