Alunos promovem Exposição de Trabalhos de Arquitetura de Interiores

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
16/06/2015

O hall de entrada do Prédio 12 foi o local escolhido para a I Exposição de Trabalhos de Arquitetura de Interiores. A atividade integra a disciplina de Arquitetura de Interiores, ministrada pela professora Deise Flores Santos e é composta por trabalhos de estudos iniciais da turma do 7° semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da URI/FW.


Na exposição, o público poderá conferir alguns elementos do projeto de arquitetura de interiores que são fundamentais para o desenvolvimento da disciplina, como o levantamento espacial, a representação gráfica, iluminação, a utilização de cores, cortinas, quadros, tapetes e os acessórios.


O objetivo da disciplina é  propiciar ao aluno de arquitetura o conhecimento, a técnica e o exercício prático na área de projeto e execução de arquitetura de interiores. Possibilitar para o aluno a variedade dos campos de atuação provenientes do trabalho nesta área, como design do mobiliário, luminotécnica, paginações de pisos, utilização de cores, a combinação de estilos.
 

As aulas são ministradas através de aulas expositivas, trabalhos de pesquisa em grupo, apresentação de materiais em sala de aula ou fora dela, visitas a mostras de arquitetura de interiores, como a Mostra Casa & Arte em Chapecó/SC e a Casa Cor RS em Porto Alegre.
 

No trabalho final o aluno desenvolve o projeto de arquitetura de interiores de um ambiente, definindo o estilo, estudo de materiais, cor, textura, forma, função. Análise das tendências.

 

Depoimentos de alunos sobre a disciplina


“Confesso que a arquitetura de interiores nunca me chamou tanta atenção até começar a estudar sobre e descobrir as suas vastas possibilidades. Com uma metodologia diferenciada das demais, a disciplina nos proporciona, por meio de aulas expositivas, debates e conceitos, o conhecimento necessário para a projeção de diversas tipologias de ambientes. Aprendemos a analisar o contexto social, os aspectos psicológicos e as necessidades funcionais, conhecer o perfil do cliente e de quem frequentará o ambiente, além de entender as sensações que serão transmitidas aos frequentadores. A disciplina corresponde de forma brilhante às minhas expectativas e continua a surpreender e a aguçar o meu poder criativo”. 

 Leonan Henrique Zanette

 

“Sempre gostei muito de projeto arquitetônico, resolver os problemas de fluxo, volumetria... Pensava que a arquitetura de interiores seria algo paralelo a isso, algo que se preocupasse apenas com aparência interna do espaço onde tudo teria que ficar " bonitinho ". No momento que me deparei com isso enquanto disciplina fiquei encantada primeiramente com a evolução histórica da arquitetura de interiores, a maneira como as mudanças sociais influenciam diretamente no que acontece dentro dos espaços. Notei a partir de então que é impossível desvincular a concepção interior de um edifício

Confira as imagens: