Alunos receberem orientações sobre Imposto de Renda Rural

Egresso de Ciências Contábeis da URI/FW e atual acadêmico de Tecnologia em Agropecuária, Giovani Menuzzi, discorreu sobre o tema

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
08/04/2024

Calculado com base nos rendimentos obtidos, o Imposto de Renda Rural (IRR) é essencial para a manutenção da economia no campo e para a arrecadação fiscal, garantindo que os benefícios econômicos da atividade agrícola sejam compartilhados com a sociedade através de contribuições ao Estado. Pela relevância do tema, o egresso de Ciências Contábeis da URI/FW e atual acadêmico de Tecnologia em Agropecuária, Giovani Menuzzi, esteve na universidade, no dia 4 de abril, falando com acadêmicos de Agronomia.


Menuzzi esclareceu sobre a obrigatoriedade da IRR para o produtor que atinge uma receita bruta anual de R$ 153.199,50. Detalhou que o prazo para a declaração está aberto, desde 15 de março, e segue até 31 de maio. Falou, ainda, sobre cuidados que precisam ser tomados no momento do preenchimento da declaração, abordou sobre livro caixa do produtor rural, que existe um regramento específico quanto à forma de apuração do imposto.


O professor Luís Pedro Hillesheim, justifica que a questão do Imposto de Renda Rural, é uma realidade que precisa fazer parte da gestão das propriedades rurais. “Por isso, é importante atualizarmos sempre nosso conhecimento sobre o assunto, e os estudantes do 5º semestre de Agronomia puderam dialogar sobre o IRR, além de tirar as dúvidas”, esclarece Hillesheim.

Confira as imagens: