Anagro: como a análise do leite pode ajudar empresas e produtores

URI FW
Imagem Notícia

João Victor Gobbi Cassol
09/03/2021

Uma das matrizes econômicas da região, a pecuária leiteira passou por profundas transformações nas últimas décadas. A implementação de novas tecnologias, o aumento da produtividade e a criação de uma rede de produtores e empresas tornaram o mercado atrativo e, portanto, mais competitivo. Por isso, atualmente, investir na produção de leite é sinônimo de buscar os melhores resultados.

Enquanto o mercado evoluiu significativamente, cresceram também as possibilidades de se monitorar a produção, desde a nutrição do rebanho leiteiro até o acondicionamento do leite. No meio de todos esses processos, o conhecimento científico se tornou um aliado importante de produtores e empresas, permitindo melhores resultados para todos os integrantes da cadeira leiteira.

Um dos instrumentos científicos que contribuem para a produção de leite são as análises físico-químicas, que avaliam a qualidade do produto, indicando possíveis melhorias no manejo. Na região, os Laboratórios de Análises Agroindustriais (Anagro), situados na URI, Câmpus de Frederico Westphalen, realizam esse tipo de avaliação.

Benefícios para produtores e empresas.
Embora a legislação vigente exija a realização de análises, o monitoramento vai muito além do cumprimento de obrigações legais. Para produtores e empresas, as análises hoje são instrumentos indispensáveis, já que norteiam e embasam as ações estratégicas de ambos.

Coordenador da Anagro, o professor Cassiano Busatta identificou os principais benefícios das análises. Confira:

Para os produtores
A partir de uma assistência técnica, o produtor busca a análise da qualidade do leite produzido na propriedade e toma ações no manejo. Essas ações envolvem desde a sanidade até a nutrição animal. As análises são de extrema importância para que a propriedade consiga produzir leite de qualidade, principalmente avaliando o rebanho leiteiro.

Para as empresas
Empresas como os laticínios precisam cumprir normativas impostas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Periodicamente, essas indústrias precisam disponibilizar para o Mapa os resultados da qualidade do leite. Com a ajuda do Laboratório de Análise da Qualidade do Leite da Anagro, as indústrias mensalmente encaminham uma amostra de cada uma das propriedades para o Mapa, para evidenciar a qualidade do leite.

Além da obrigação legal, isso também impacta diretamente dentro da indústria, que receberá uma matéria-prima com qualidade para que o próprio alimento industrializado finalizado seja seguro para o consumidor.

Quer saber mais sobre a Anagro?