Aos 63 anos, agricultor inicia sonho de cursar uma graduação

URI FW
Imagem Notícia

Philipe Pires - Jornalista MTb 15.325 - URI/FW - Texto: Gustavo Menegusso/jornal O Alto Uruguai
12/08/2020

Dia do Estudante

Waldir Kussler, de Erval Seco, formou seus três filhos e desde o começo do ano está estudando Administração na URI/FW 

O Dia do Estudante foi comemorado na terça-feira, 11. Todos os anos, para lembrar a data, o jornal O Alto Uruguai compartilha exemplos de pessoas da nossa região que valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal, independentemente da idade. Nesta edição, vamos contar a história do agricultor de Erval Seco, Waldir Kussler, de 63 anos, que retornou às salas de aula após mais de quatro décadas.

Kussler nasceu em Ibirubá, onde seguiu os passos dos pais, ajudando a família nos trabalhos do campo. “Estou há 48 anos na profissão de agricultor, sendo os últimos 37 anos trabalhando para mim. Antes disso, ajudava meus pais lá em Ibirubá”, conta.

Em meio a uma infância difícil, onde o trabalho na agricultura era pesado e exigia bastante tempo e esforço, o ibirubense lembra que apenas conseguiu cursar o antigo primeiro grau (hoje, ensino fundamental). “Eu tinha somente até a oitava série, pois na época eram tempos difíceis para quem morava no interior”, recorda.

 

O retorno às salas de aula

Em agosto de 1983, Kussler veio morar em Erval Seco, onde adquiriu uma fazenda, após anos de muito trabalho, dedicação e persistência. Neste meio termo, a volta aos estudos era programada, mas acabava sempre sendo adiada por um ou outro motivo. Primeiro veio a formação dos três filhos, Rafael Kussler, que é engenheiro-agrônomo; Fernando Kussler, técnico em Agropecuária; e Arieli Kussler, médica-veterinária. Hoje, os três filhos trabalham na fazenda junto com o pai. “Era para voltar a estudar quando desse, e nisso se passaram 45 anos. Retornei em 2019, fazendo o Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Erval Seco, e posteriormente, no início de 2020, ingressei na URI/FW, cursando Administração”, relata.

 

Os estudos em tempos de pandemia

Para o acadêmico do segundo semestre de Administração, a retomada aos estudos já vinha sendo uma dificuldade – até mesmo pelo período necessário de adaptação, após anos longe da sala de aula –, algo que só aumentou com a chegada do novo coronavírus. “Para mim não está fácil, pois com a pandemia vieram também as aulas on-line, que me obrigaram a contratar uma pessoa que dominasse a tecnologia da computação, já que eu não tinha muito conhecimento. Contudo, quando decido fazer algo sou persistente e não importam as barreiras que encontro pela frente, pois são elas que me motivam e me desafiam para continuar no caminho. Nada é fácil nessa vida, mas não podemos desistir no primeiro obstáculo”, afirma.


Inspiração para jovens e adultos

A força de vontade de Kussler é, com certeza, uma inspiração para jovens estudantes ou aqueles que ainda pensam em retomar os estudos. “O que eu posso deixar de mensagem para as crianças ou jovens é ‘estudem, estudem e estudem’!  Nos dias de hoje, neste mundo competitivo, quem estudar mais e se aperfeiçoar mais já salta na frente e as chances de dar certo na vida aumentam inúmeras vezes. Para quem tem f

Confira as imagens: