Apicultura foi tema de aula prática do Pronera

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Imprensa URI/FW
21/08/2018

Os acadêmicos do 7º semestre do curso Superior de Tecnologia em Agropecuária do Pronera da URI/FW participaram de uma aula prática sobre Apicultura. A atividade foi realizada no Campus da Universidade Federal de Santa Maria, em Palmeira das Missões.


A aula ocorreu na última sexta-feira, 17 de agosto, e ofereceu ao grupo muito aprendizado e troca de experiências para os educandos. A atividade foi realizada com o apoio do Laboratório de Estudo e Pesquisa com Abelhas (LEPA), vinculado ao Curso de Zootecnia do campus de Palmeira das Missões e foi acompanhada pelo professor da disciplina de Apicultura, Sandro Paixão.

 

O Vice-Diretor do Campus, professor Adriano Lago, na companhia do professor do curso de Zootecnia e responsável pelo Laboratório de Estudos com Abelhas, Dr. Luiz Eduardo Avelar Pucci e o Zootecnista Danilo Freitas da Silva receberam os acadêmicos do URI/FW que foram acolhidos e participaram de uma palestra com o professor Dr. Luiz Eduardo Avelar Pucci que apresentou aspectos básicos da Apicultura.

 

Em seguida, os acadêmicos, visitaram o Laboratório de Estudo e Pesquisa com Abelhas. Na oportunidade, o Zootecnista, Danilo Freitas da Silva mostrou ao grupo os instrumentos e equipamentos básicos utilizados no manejo e processamento do mel, como a roupa apropriada que o apicultor deve utilizar e também deu dicas para trabalhar com segurança. Danilo mostrou ainda as instalações e equipamentos para o processamento do mel e demais subprodutos, tais como cera, aptoxina, geleia real e pólen.

 

Os estudantes participaram de uma oficina de confecção e instalação de caixas-iscas de papelão ministrado pelo Zootecnista. O manejo de revisão de colmeias, alimentação artificial, troca de rainhas e produção de mel, foram os aspectos abordados durante a visita no Apiário.

 

Os acadêmicos visitaram ainda o Meliponário, um espaço que possui diversas espécies de abelhas sem ferrão, inclusive abelhas de origem nordestina. O local conta com um sistema de aquecimento localizado na superfície das caixas, para utilização em períodos de baixas temperaturas.

 

Por fim, os alunos tiveram a oportunidade de realizar a colheita do mel e acompanhar os processos de recebimento e processamento que ocorrem na Casa do Mel junto ao Laboratório para finalmente degustar o produto.

 

Para a coordenação do curso atividades como estas que possibilitam o intercâmbio de experiências são importantes para fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão.
 

Confira as imagens: