Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Apoiamos a mobilização dos professores

Quando falamos em professores, falamos em vidas. Vidas que se formam, que se constroem, que buscam, que sonham e que lutam por seus ideais.
A profissão professor, de acordo com Nóvoa (2010), na atualidade, é mais complexa do que foi no passado. Hoje, os professores têm que lidar não só com alguns saberes, como era no passado, mas também com a tecnologia e com a complexidade social, o que não existia no passado.
Isto é, quando todos os alunos vão para a escola, de todos os grupos sociais, dos mais pobres aos mais ricos, de todas as raças e todas as etnias, quando toda essa gente está dentro da escola e quando se consegue cumprir, de algum modo, esse desígnio histórico da escola para todos, ao mesmo tempo, também, a escola atinge uma enorme complexidade que não existia no passado.
Esta situação também abarca a crise da profissão docente, que vem sendo bastante analisada e discutida na contemporaneidade.
É nessa perspectiva, da ação, reflexão, da complexidade da profissão, das dificuldades e desvalorização que os Cursos de Licenciatura da URI – Câmpus de Frederico Westphalen , apoiam a mobilização da categoria. Destaca-se que apesar da maioria perceber a importância do investimento na educação, atualmente isso não é uma realidade. Os docentes não são valorizados de forma íntegra e digna.
Apoiamos as mobilizações em prol da valorização do Magistério, como uma categoria profissional extremamente relevante que forma outros profissionais. Assim, pautamos em nossos diálogos questões referentes às políticas públicas educacionais, o currículo, a formação docente, o contexto atual da docência, a questão da desvalorização da profissão e a importância da luta pelos direitos.