Aprender por toda a vida: aos 74 anos, Venildo Turra segue um estudante

Cursando pós-graduação em Pedagogia da Alternância na URI, Turra é diretor da Casa Familiar Rural de Catuípe/RS

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Douglas Cavalini / Supervisão: Isabela Vanzin da Rocha
19/10/2022

Para quem dedica a vida a ensinar, aprender deve ser sempre uma prioridade. É assim que o pedagogo Venildo Turra enxerga a importância da educação para si. Com 74 anos, ele segue frequentando a universidade. Turra foi monitor da Casa Familiar Rural Três Vendas, em Catuípe/RS, onde é diretor há oito anos, além de ser presidente da Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul, desde 2014.

Mas se tem algo que ele nunca deixou de ser foi um estudante. Atualmente, ele cursa mais uma pós-graduação, agora em Pedagogia da Alternância na URI, Câmpus de Frederico Westphalen. “Minha formação inicial é técnico-agrícola, depois cursei Pedagogia. Na sequência, fiz pós-graduação em Pedagogia nas áreas de supervisão, orientação e administração. Também participei de praticamente todos os cursos de formação das Casas Familiares Rurais”, se orgulha o pedagogo. 

Ao lado de três colegas, o aluno iniciou recentemente o curso na URI buscando um aperfeiçoamento ainda maior em uma área que considera de extrema importância. “A Pedagogia da Alternância, ao meu ver, deveria fazer parte de políticas públicas do Estado”, cita Turra, sobre o método, que busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que vivencia em seu cotidiano, de forma a promover constante troca de conhecimentos entre seu ambiente de vida, de trabalho e escolar.

– A URI nos deu essa grande oportunidade desse curso maravilhoso, então algumas Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina se irmanaram nessa busca de melhor entendermos os instrumentos pedagógicos da Pedagogia de Alternância – complementa.

Sobre continuar estudando nessa fase de sua vida, ele afirma que os cargos que ocupa exigem uma atualização constante de conhecimento. “Na minha vida, os estudos são de fundamental importância, pois o cargo exige essa responsabilidade de estar constantemente atualizado, estando de cabeça boa para continuar contribuindo com o grupo, mesmo após os 70 anos”, resume.