Área das Ciências Agrárias da URI/FW promove Ciclo de Estudo

Programação envolveu alunos, professores, convidados e comunidade em geral

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
24/09/2024

Os Diretórios Acadêmicos dos cursos de Tecnologia em Agropecuária e Agronomia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, promoveram o 16º Ciclo de Estudo das Ciências Agrárias, entre os dias 16 e 29 de setembro. A programação reuniu, por meio de palestras e minicursos, profissionais que focaram suas falas em técnicas e tecnologia para sucessão rural. Também participaram alunos, professores e pessoas da comunidade.


O coordenador do curso de Tecnologia em Agropecuária, Luís Pedro Hillesheim, afirma que esta edição do Ciclo de Estudo aconteceu no ano que a área das Ciências Agrárias da URI/FW completa 20 anos de história no ensino superior.


– A temática principal do evento apontou a inovação pedagógica que os dois cursos possuem, que é o empreendedorismo e a conexão com o setor agropecuário, além de compor temas técnicos voltados aos eixos pedagógicos das graduações, principalmente na ideia de técnicas e tecnologia direcionadas à sustentabilidade. Todo o debate voltou-se a técnicas e tecnologia para sucessão rural, processo que as Ciências Agrárias da URI/FW tem se debruçado em parceria com a comunidade regional durante estes 20 anos, pois precisamos de uma agricultura que produza alimento saudável, valorize as cadeias de produção e o desenvolvimento local – explica o coordenador.

 

Programação

O evento foi aberto pelo palestrante Marcio José Cossa, que abordou o tema “Empreendendo na cadeia de alimentos – case Cereais Farotti”. A programação seguiu com o assunto “Atualidades no controle e na prevenção de doenças reprodutivas em bovinos”, ministrado por Gustavo Strelczuk, e ainda foi abordada a temática “Nutrição de gado leiteiro”, proferida por Carlos Henrique Albarello.


Nos minicursos, as palestras foram “Hortifruti – eficiência nutricional e manejo”, com Alexsander Campagnolo,Aves de corte”, com Aquiles Roberto Gaveraghi, Imersão em drones de pulverização agrícola”, com Everton Dal Canton, “Grãos”, com André Luiz Randuz, “Nutrição de galinhas de postura”, com Sandro José Paixão e “Novas tecnologias em fertilizantes orgânico e orgânico mineral”, com Clovis Orlando Da Ros. Ainda, no dia 20 de setembro, aconteceu a 3ª Copa Agro, na Escola Estadual Técnica José Cañellas.

 

Avaliação

O presidente do Diretório Acadêmico do curso superior de Tecnologia em Agropecuária, Marlon Lazzaretti, frisa que o Ciclo de Estudo foi de muito aprendizado, pelas temáticas serem importantes a todos os participantes. “Planejamos este evento por meses e ele alcançou êxito pelo apoio de muitas pessoas e pela presença de um número significativo de acadêmicos, professores e demais inscritos. Agradecemos a todos os envolvidos”, justifica Lazzaretti.


Da mesma forma, o presidente do Diretório Acadêmico de Agronomia, Andrei Dal' Asta, avalia o Ciclo de Estudos como um sucesso. “Por ser uma semana de estudos diferente das outras, pois tivemos o privilégio de poder participar de importantes palestras com profissionais da área e com ampla experiência no ramo em que atuam, com diferentes temas abordados, conseguimos agregar muito conhecimento. Em uma programação como esta podemos observar relatos de vida que nos proporcionaram muitas experiências. Além disso, os palestrantes abordaram assuntos voltados às áreas animal, vegetal e novas tecnologias de fertilizantes, e pulverização com drones, o que contribuiu muito com nossa aprendizagem na vida de aluno e profissional também”, relata Dal' Asta.

Confira as imagens: