Argentina foi destino dos acadêmicos de Tecnologia em Agropecuária

Objetivando possibilitar aos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária- PRONERA da URI de Frederico Westphalen, a observação direta e interação com agricultores, técnicos e representantes institucionais, estabelecendo assim um referencial de possibilidades para os seus Projetos Profissionais e de Vida, os acadêmicos, juntamente com o coordenador do Curso Gelson Pelegrini, professores e técnicos administrativos realizaram visitas técnicas nas cidades de Rafaela e Mendoza, Argentina, entre os dias 11 e 15 de Dezembro.
O roteiro de visitações iniciou em Rafaela, na Província de Santa Fé, cidade esta reconhecida como Pérola do Oeste. As visitas aconteceram na Estação Experimental Agropecuária de Rafaela do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária - INTA. A Estação Experimental Agropecuária de Rafaela foi fundada em 1928 como uma unidade do Ministério da Agricultura e em 1958 entrou para o INTA.
O Diretor do INTA de Rafaela, Jorge Villar Ezcurra, engenheiro-agropecuário, recepcionou a comitiva de 38 pessoas, fazendo uma apresentação do Instituto. Em seguida realizou-se a visitação in loco com a observação do solo existente na região e experimentos de pesquisa como o uso do cruzamento alternado com o objetivo de produzir uma vaca mais adaptada ao ambiente.
Destacou-se, entre as experiências que a equipe pode observar na visita, um sistema de ordenha robotizada, em que vacas da raça holandesa têm total autonomia para a ordenha. Neste sistema, os animais são monitorados pelos robôs em quesitos como produtividade, estado de saúde, sanidade, entre outras questões. A equipe visitou ainda o Laboratório de Qualidade de Leite e Agroindústria.
O roteiro de atividades incluiu a cidade de Mendoza, capital da Província de Mendoza na Argentina, localizada no centro-norte da província, em uma região de contrafortes e altas planícies, no lado leste dos Andes. Duas das principais atividades na área agropecuária da área de Mendoza é a produção de azeite de oliva e vinho argentino, sendo este o enfoque da visita de estudos.
Inicialmente o grupo visitou a Estação Experimental Agropecuária Mendoza do INTA. O Diretor Hernan Vila recepcionou a equipe e Extensionista Gabriel Pisi acompanhou as atividades. Após a apresentação institucional do INTA e de estudos e pesquisas realizados pelo Instituto, a equipe pode recorrer a Estação Experimental Agrícola de Mendoza, que tem uma área total de 85 hectares. Na oportunidade, além de visitar as áreas com os parreirais e as videiras e a vinícola (bodega), onde é realizado o processamento da uva, os educandos, tiveram a oportunidade de conhecer e entender como ocorre o processo de aproveitamento de água do degelo das geleiras, processo este responsável pela irrigação do sistema de cultivo de uvas.
Ainda em Mendoza, a equipe visitou uma fábrica de azeite de oliva, onde pode acompanhar e conhecer o processo de fabricação do azeite e uma vinícola ou bodega, popularmente chamada pelos argentinos, bem como uma fábrica de chocolate artesanal familiar.
Fechando a viagem de estudos a equipe realizou a subida à Cordilheira dos Andes até o mirante do monte Aconcágua, ponto mais alto da Cordilheira localizado na Província de Mendoza.
Segundo o Profe