Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da URI/FW realizam avaliação inspirada em filme
Na noite de segunda-feira, 25, turmas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, realizaram uma avaliação diferenciada com o coordenador do curso de Engenharia Civil, Jean Favaretto. A avaliação, que é classificada como uma metodologia ativa, é aplicada pelo professor há mais de 5 anos e consiste no chamado “Método 300”. Sendo uma referência direta ao filme “300” (2007), dirigido por Zack Snyder, nele, o estudante que não atinge a média em uma primeira avaliação tem a oportunidade de realizar uma segunda avaliação, dessa vez com o apoio de alunos que já atingiram a média.
De acordo com o professor, a organização é a seguinte: o aluno que tirou a nota mais alta auxilia aquele que tirou a mais baixa, assim sucessivamente. Dessa forma, há uma troca de conhecimento para além daquilo já ministrado e tutelado pelo professor. Ainda, segundo Favaretto, a conexão da metodologia com o filme épico se dá pela tática de guerra dos espartanos, protagonistas da história: “O mais forte defende o mais fraco para, enfim, podermos atacar. Assim, todos os alunos têm um bom aproveitamento. O que é bom ficou melhor ainda, e o que não estava conseguindo pegar o conteúdo, acaba por pegar, e os dois atingem o objetivo da disciplina, que nada mais é do que aprender”, complementa o professor.