Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Arquitetura e Urbanismo estuda edificações históricas de Porto Alegre

A cidade de Porto Alegre foi escolhida pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da URI – FW para a prática do conteúdo sobre intervenções em Edificações Históricas, tema da disciplina de Conservação e Restauro do 7º semestre do curso. A viagem de estudos aconteceu no dia 20 de março.
Os acadêmicos do curso puderam observar com olhar crítico um município com 243 anos de história, possuindo um acervo arquitetônico que merece ser conhecido, valorizado e estudado, principalmente por alunos de arquitetura e, neste caso, pertencendo a uma cidade que possui emancipação recente como é o caso de Frederico Westphalen.
Durante a parte da manhã os alunos visitaram a Igreja mais antiga da capital, Igreja Nossa Senhora das Dores, que teve sua construção finalizada no ano de 1903 e posteriormente a Casa de Cultura Mário Quintana, datada do ano de 1918, onde receberam a palestra de um dos arquitetos idealizadores do projeto de revitalização, o arquiteto Joel Gorski, ex-professor da UFRGS e atual proprietário do Escritório Joel Gorski Arquitetura que juntamente com o arquiteto Flávio Kiefer realizaram a intervenção no Edifício Histórico nos anos 90. Nesta ocasião os alunos tiveram a oportunidade de percorrer todos os espaços da edificação, analisando adequações ao projeto arquitetônico, estrutural, preventivo de incêndio, dentre outros.
À tarde o passeio estendeu-se ao Espaço Cultural Santander, onde os alunos tiveram visita guiada pelo Edifício do século 20, que após uma reestruturação arquitetônica recebe vários visitantes para exposições de arte e eventos ligados à cultura. Além disso, salienta-se que o percurso pelo Centro Histórico de Porto Alegre foi realizado proporcionando aos educandos a vivência da Arquitetura Histórica, entendendo o verdadeiro sentido de preservar, expandindo os conhecimentos adquiridos em sala de aula, aliando teoria e prática.