Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Arquitetura realiza viagem de estudos a Curitiba

O sexto semestre de Arquitetura e Urbanismo da URI realizou, no mês de novembro, uma viagem técnica para Curitiba – PR. A atividade fez parte da disciplina de Planejamento Urbano I que é ministrada pelos professores Alessandra Gobbi, Alesandro Alves e Marcos Ritterbuch.
A visita incluiu, dentre os vários pontos turísticos da cidade, o Ciclo de Palestras IPPUC, URBS e Secretária do Meio Ambiente de Curitiba, envolvendo três palestras que trataram sobre a evolução do plano diretor, meio ambiente e sistema de transporte público.
O roteiro desta viagem incluiu o Jardim Botânico, Teatro Guairá, UFPR, Largo da Ordem, Arena da Baixada, Shopping da Estação (Reabilitação arquitetônica), Ciclo de Palestras IPPUC, URBS e Sec. meio Ambiente de Curitiba), Parque Barigui, Shopping Muller (Reabilitação arquitetônica), Centro Cívico, Torre Panorâmica, UNILIVRE, Parque Tanguá, Opera de Arame e Museu Oscar Niemeyer.
A acadêmica Raquel Franco, que participou da viagem, relatou a experiência:
- Finalmente conhecer a cidade brasileira modelo em planejamento urbano que é usada como referência no mundo inteiro fora extremamente gratificante, pois geralmente o que estudamos em Arquitetura e Urbanismo são referências de outros países. Ouvir e ler sobre o tão falado transporte coletivo, das edificações turísticas que ali existem, como o Museu do Olho, do grande Oscar Niemeyer, das formas em que a cidade é organizada, dentre outros pontos conhecidos. Nos roteiros que seguimos e nas palestras pude entender como formam-se os eixos estruturantes da cidade e as zonas nas quais a cidade se organiza. As melhorias a serem realizadas envolvendo mobilidade urbana, ciclovias e outros fatores que valorizam o pedestre dando a eles segurança e espaço, os sistemas de aproveitamento do lixo, onde aqui pouco se pensa nas maneiras de reciclar e diminuir o lixo, enquanto em Curitiba o reaproveitamento e reciclagem já são realidades. Curitiba já ganhou diversos prêmios por seu sistema de organização urbana, inspirou inúmeros planos diretores tanto brasileiros quanto internacionais, nesse norte torna-se fundamental que o curso de Arquitetura e Urbanismo ofereça uma viagem a Curitiba para que seja analisada com o olhar de arquiteto além do turista.