Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Arquitetura realiza viagem para a Serra Gaúcha
Atividade integra a disciplina de Paisagismo I
Nos dias 21 e 22 de março, o curso de Arquitetura e Urbanismo da URI-Câmpus de Frederico Westphalen, através da disciplina de Paisagismo I, ministrada pelo professor Adalberto de Oliveira, realizou uma visita técnica para a região do vale do Taquari e para a Serra Gaúcha.
A atividade teve os seguintes objetivos: conhecer in loco as mais diferentes vegetações, saber a aplicação em seus trabalhos acadêmicos, obter conhecimentos de cores formas e texturas e comparar e fortalecer com o aprendizado em sala de aula.
No dia 21, o grupo visitou o maior cactário em espécies da América latina, na cidade de Imigrante, onde os alunos tiveram o contato com espécies suculentas e cactos dos mais variados tipos.
No mesmo dia, a programação incluiu uma visita à cidade de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, onde os alunos puderam conhecer a Praça do Labirinto, famosa pelas variedades de vegetações e formas geométricas, cores e texturas.
No local, foram observadas as espécies mais utilizadas para a arborização urbana sendo o Acer Palmatun, flores de estação em seu interior como tagetes, begônias, liriopes, dianella Trapoeraba roxa e Liquidambar. Na oportunidade, foram observadas as vegetações nos canteiros no centro da via, bem como nas rótulas no centro da cidade.
A Floricultura Úrsula, a maior do Rio Grande do Sul, também foi um dos locais visitados pelos futuros arquitetos. Durante esta visita, foi observada a grande diversidade de flores, folhagens, árvores, coníferas entre tantas outras. Ao lado da Floricultura, foi visitado o Garden Center, que é uma exposição de diversos jardins temáticos dos mais conceituados paisagistas da região da Serra Gaúcha.
No 2º e último dia da viagem, foi realizada uma aula expositiva no local da hospedagem em meio a natureza, relatando os conceitos, cores e níveis pertinentes no local.
A programação da viagem foi encerrada no município de Lajeado, com visitação ao Parque Theobaldo Dick, o maior parque da região, inspirado nos parques de Curitiba.