Atendimento da Clínica Escola de Fisioterapia oportuniza desenvolvimento de criança com síndrome de Down

URI FW
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João Victor Gobbi Cassol
17/11/2020

O riso solto em meio aos brinquedos que se espalham pelo chão da Clínica Escola de Fisioterapia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, mostra o carinho que o pequeno Theo, de três anos, tem pelas professoras e acadêmicas do curso da universidade. Com síndrome de Down, ele recebe um atendimento especial no local, com atividades específicas para ajudar no desenvolvimento do menino.


Já há alguns meses, Theo é atendido ao lado de outras crianças nas aulas práticas de Neuropediatria, e recebe toda a atenção e carinho da equipe, que se adaptou para melhora atender as necessidades do menino, que tem mais dificuldades motoras e, por isso, precisa de estímulos que possam contribuir para o pleno desenvolvimento de Theo, mesmo com a síndrome de Down.


Segundo a coordenadora do curso e professora da disciplina, Karim Bordignon, os estímulos a Theo se baseiam em brincadeiras.


– A estimulação realizada nos primeiros anos de vida é determinante para o desenvolvimento de todas as crianças, em especial de quem possui a síndrome de Down. O trabalho que realizamos com o Theo se fundamenta  na estimulação precoce, a qual  é mais do que uma ferramenta para o estímulo, onde as brincadeiras realizadas  são uma  condição essencial para o desenvolvimento da criança. Através da brincadeira, estimula-se a aquisição e o aprimoramento de capacidades importantes, como a interação com o meio, a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, a organização, os limites, as ordens, o compartilhar. Pelo brincar, a criança aprende também a realizar as tarefas por si mesma, aprende a conviver com os outros e a relacionar-se com o mundo e, sobretudo, aprende a ser e a se autoconhecer –, salienta a professora.


Com essas atividades, a professora e as estudantes têm como objetivo fazer com que Theo trabalhe a consciência corporal, desenvolva a coordenação da percepção ocular e manual, melhore o repertório oral, realize atividades em conjunto, desenvolva a capacidade de concentração e habilidade motora, estimule os passos e equilíbrio, aperfeiçoando a sua motricidade.


Em seu próprio ritmo, mas com o amparo da Fisioterapia da URI/FW, Theo se desenvolve rumo a um futuro sem restrições e com as mesmas possibilidades que as demais crianças, sendo capaz de se inserir na sociedade.

 

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