Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Atividade Prática no Lar dos Idosos
Acadêmicos do curso de Fisioterapia avaliaram a capacidade funcional dos idosos do Lar São...

Os acadêmicos do 7° semestre do curso de Fisioterapia, na disciplina de Fisioterapia em Gerontologia, realizaram uma aula prática no Lar dos Idosos São Vicente de Paulo em Frederico Westphalen na última semana, supervisionados pela professora da disciplina Karim Bordignon.
A atividade teve como intuito aplicar os instrumentos de avaliação mais utilizados para mensurar a Capacidade Funcional do Idoso, para tanto os acadêmicos aplicaram os instrumentos Índice de Katz, que avalia as atividades de vida diária, o teste de TUG, para o desempenho físico geral e mobilidade, equilíbrio e desempenho locomotor em idosos, o MEEM, mini exame do estado mental para avaliar as funções cognitivas e por fim, o EDG, Escala de Depressão Geriátrica para identificar a quantidade de sintomas depressivos.
A partir da avaliação da condição funcional atual do idoso, é possível estabelecer objetivos terapêuticos e um plano de cuidados, enfocando não apenas um órgão ou sistema, mas sim a recuperação ou adaptação da capacidade para realizar suas atividades cotidianas.
A professora da disciplina Karim Bordignon ressaltou a importância destes momentos de prática para a formação dos acadêmicos. “A necessidade de experiência nas abordagens fisioterapêuticas pelos alunos, é de fundamental importância para favorecer o planejamento, a execução e avaliação das ações profissionais. Assim como, a facilidade de aprendizagem quando os acadêmicos conhecem o ambiente dos pacientes, tanto nos domicílios quanto nas instituições, permitindo uma visão prévia da realidade sócio econômica, cultural, ambiental e familiar dos usuários, aperfeiçoando a partir dessa realidade acadêmica, o perfil do profissional a ser formado.”.