Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Atividades lúdicas e culturais farão parte da Semana da Ambientação
Diretora-acadêmica fala sobre como será a recepção dos calouros

As aulas da graduação da URI – FW estão prestes a iniciar. Na próxima semana, dia 22, os acadêmicos serão recepcionados na Universidade. E os novos estudantes do Ensino Superior, terão uma programação especial, que integrará os primeiros dias na URI.
A diretora-acadêmica da Instituição, professora Dra. Elisabete Cerutti, explica os detalhes da segunda edição Semana da Ambientação, que iniciou em agosto do ano passado, com os calouros aprovados no vestibular de inverno. Confira:
- Acolher os novos acadêmicos na Universidade de uma forma diferenciada é tradição na URI, quais as inovações na Semana da Ambientação?
A Semana da Ambientação substitui a Semana dos Bixos. Entendemos que estamos trabalhando com pessoas, formando profissionais e que o caráter humano perpassa esse grande momento de nossa vida. Aprender conteúdos relacionados à profissão será uma constante no cotidiano dos acadêmicos e desejamos que a Universidade possa ser marcada em vários aspectos formativos e valorativos. Além de cumprirmos com a legislação nacional, estamos exercendo a Portaria da URI, de 2008 e o Ato Normativo de 2013 que fortalece as atividades saudáveis, solidárias, integrativas e que valorizem a postura profissional de quem está ingressando no Ensino Superior, em detrimento a atitudes isoladas que podem provocar a integridade física e moral dos envolvidos. Não se trata de proibir, mas de promover momentos de ambientação e de acolhimento com o convite para atividades de cunho lúdico e cultural.
- Quais os objetivos da Semana da Ambientação?
Superar brincadeiras, que muitas vezes, ferem os princípios humanos, é nosso desafio para promover na Semana da Ambientação. Um espaço em que os novos acadêmicos sejam inseridos no mundo das escolhas profissionais. Tratamos da construção da carreira, do conhecimento da vida adulta, da opção em valorizar todas as ferramentas que se constituem na formação qualitativa e de competências diante do que o mundo do trabalho espera de nós, tanto profissional, quanto atitudinalmente. A URI está vivendo um momento histórico, através de atividades diferenciadas que substituirão os trotes, já configurados legalmente, como um dano à vida.
- A programação integra também os familiares dos acadêmicos, quais serão as ações voltadas para a família?
Quando falamos sobre ingressar na Universidade, estamos tratando de um momento da vida que é único para quem o faz e para a família que vivencia toda a trajetória de formação profissional. Desde os últimos anos, a Direção anterior inovou convidando as famílias para estar present