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Aula Inaugural Ampliada promove a internacionalização
A URI-Câmpus de Frederico Westphalen recebeu, na semana passada, uma comitiva francesa, composta por três professores. Os mestres estrangeiros estiveram na Universidade para participar como palestrantes da Aula Inaugural Ampliada do curso de Tecnologia em Agropecuária, realizada de 10 a 12 de março.
Os convidados, Educadores em Pedagogia da Alternância, referências na área, abrilhantaram o evento, compartilhando seus conhecimentos nas palestras, nas oficinas e nos diálogos informais com os alunos.
Um dos integrantes da comitiva francesa, Pierre Gilly, formado em Ciências Agrárias e Economia, Assessor em Pedagogia da Alternância durante 18 anos no Brasil e 9 anos na África, concedeu uma entrevista à Assessoria de Comunicação e Marketing da URI, na qual destacou o processo de criação e manutenção das 500 Casas Familiares Rurais da França, distribuídas em todas as regiões do País.
"Na França, a Pedagogia da Alternância é regulamentada desde 1937. A nossa agricultura é considerada modelo para todo o mundo. E é mérito, em grande medida, a forma de atuação das CFRs. Dentro dos processos de formação, temos o desejo de ajudar o jovem a crescer, a viver melhor, e não apenas sobreviver. Por isso, trabalhamos com o foco de fazer com que ele permaneça próximo da sua família, dando continuidade aos projetos da propriedade.
Promovemos a conscientização, respeito aos valores humanos, sem ultrapassar limites. É uma forma consciente e aprofundada. A mesma responsabilidade do agricultor brasileiro é a que temos na França. Salvar o solo, os vegetais, os animais, os homens. Penso que o conceito de bem – estar é o mesmo. Devemos cuidar da saúde, nosso principal capital. Nossa luta é sempre a de que seja diminuído consideravelmente o uso de agrotóxico nos alimentos", destacou.